Black Soul Samba entra em ritmo de Tropicália

HOMENAGEM - Renato Torres, Joelma Kláudia e Olivar Barreto comandam a noite de revival


O movimento que revolucionou a estética cultural do país, a Tropicália, recebe homenagem hoje durante o show “Geléia Geral”, que terá canções como Mamãe Coragem (de Caetano Veloso), Desculpe Baby (Mutantes), Domingo no Parque (Gilberto Gil) e 2001 (Tom Zé e Mutantes), dentre outros clássicos que fizeram com que o movimento mudasse a música brasileira após os seus quase 50 anos de inaugurado.
Iniciado em 2013 para apresentação após a exibição do filme “Tropicália”, de Marcelo Machado, o Projeto Tropicália tem os cantores Renato Torres, Joelma Kláudia e Olivar Barreto compondo o que Torres define como tessitura vocal, acompanhandos por Príamo Brandão no baixo, Jó Ribeiro nos teclados, André Macleuri na bateria e o próprio Renato Torres na guitarra.
Cada canção do show foi eleita de acordo com sua importância histórica e seu significado para um dos integrantes do grupo. Renato afirma que o movimento tropicalista acaba influenciando a todos, pois é um dos movimentos basilares da música e da identidade cultural brasileira. “Particularmente, considero o senso experimental um de seus maiores legados, junto às revoluções da Semana de 22, do Modernismo como um todo, e do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Junto à revolução da Bossa Nova (o primeiro pilar da música brasileira) nos projetou no cenário mundial”, explica Renato.


Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal