Batman, o maioral das HQs

Pesquisa revela que quadrinhos no Brasil ainda são em papel, vendem nas bancas e são lidos toda semana

A terceira edição da maior pesquisa sobre hábitos do fã de cultura pop do país, encomendada pelo Omelete Group (www.omelete.com.br), contou com quase 14 mil participantes, que responderam a mais de 100 perguntas. O resultado apontou que o fã médio de quadrinhos no Brasil lê de uma a três vezes por semana uma HQ de papel comprada em uma banca de jornal e considera como preferido o personagem Batman. A pesquisa coletou e analisou informações de 13.724 pessoas que responderam 102 questões relacionadas a comportamento, hábitos de consumo, preferências sobre consumo de mídia e mobilidade.
Entre outros dados da pesquisa referentes ao mundo das HQs, estão as citações às maiores empresas de quadrinhos do mundo como duas das cinco marcas mais amadas pelos fãs de cultura pop. A Marvel (20%) aparece na primeira posição, à frente de Disney (15%) e Google (14%). Em seguida, DC Comics (9%) ocupa o quarto lugar, à frente da Apple (7%).
O Batman, talvez o personagem de HQ mais popular e influente de todos os tempos, também ocupa uma posição de destaque no universo pop: ele é o super-herói favorito da maioria – com 33%, à frente do Homem-Aranha (16%), Homem de Ferro (8%), Wolverine (6%) e Superman (5%) –, e também a série em quadrinhos predileta dos leitores, com 19%, superando Homem-Aranha (9%), Sandman (8%), X-Men (7%), Watchmen e The Walking Dead (ambos com 6%).


Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal