UFPA anula a primeira fase do PSS 2010


A Universidade Federal do Pará anulou toda a prova da primeira fase do PSS 2010 (Processo Seletivo Seriado), realizada no último dia 22 de novembro. A informação foi dada pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (8).
De acordo com a assessoria da universidade, as novas datas dos exames ainda estão sendo discutidas. Por causa da decisão, a segunda fase do vestibular, prevista para acontecer neste domingo (13), foi cancelada. Entretanto, a Comissão Permanente de Processos Seletivos (COPERPS) informou que as inscrições não serão reabertas.
O reitor da Universidade, Carlos Maneschy, explicou que o posicionamento da UFPA sobre a primeira fase do PSS 2010 seria alterado apenas diante de uma decisão judicial ou do surgimento de um fato novo. Os dois motivos que levaram a esta decisão foram uma liminar da Justiça Federal e o resultado de investigações da Polícia Federal.
A investigação da PF revelou que um integrante do CEPS (Centro de Processos Seletivos), que tinha acesso à prova, possui um sobrinho inscrito no concurso, indo de encontro às regras da instituição. 'Para evitar que situações como esta voltem a acontecer, a Comissão irá elaborar novas regras sobre a realização de concursos na universidade a serem adotadas ainda no PSS 2010 e vamos contar com a colaboração da Polícia Federal neste sentido', garantiu Carlos Maneschy.
A Coordenadora da COPERPS e pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Marlene Freitas, assegurou que o adiamento do concurso não interferirá no início das aulas, marcado para o dia 1º de março.
Pressão - A anulação da prova foi reinvindicada por estudantes de diversos cursinhos e colégios de Belém. Eles argumentam que há indícios de fraude e vazamento das questões. A prova de geografia já havia sido anulada pela UFPA por conter questões similares às utilizadas por outras instituições brasileiras.
'A decisão da UFPA em anular a prova foi corretíssima. Sabíamos que a continuidade do processo seletivo, depois de tantas questões anuladas, colocaria em jogo a imagem da instituição e a seriedade do vestibular. Os alunos estão satisfeitos com a decisão', disse o estudante Douglas Daldez, do Movimento 'Anula UFPA'.
Sobre o prolongamento das datas de provas com o novo calendário, o aluno opinou. 'Não importa quanto tempo demore ou o quanto atrase o calendário da UFPA. O mais importante é a realização de um processo seletivo sério e de respeito com os alunos', acredita.
Mais de 50 mil candidatos estão inscritos no PSS 2010.


FONTE: Portal ORM

Nenhum comentário