Assistência a audição vem ganhando a atenção e espaço entre os médicos em Capanema.

É possível perceber que o desenvolvimento da saúde está cada vez mais crescente em Capanema. Dentre os vários setores, a assistência a audição vem ganhando a atenção e espaço entre os médicos otorrinolaringologistas, Fonoaudiólogos terapeutas e os gestores da saúde do Município. Esta especialidade no Município, está ao alcance da população e das empresas, e destaca ainda mais a nossa cidade valorizando a assistência à saúde na região. Há um tempo atrás, os exames da audição só eram disponíveis em Castanhal ou Belém, o que gerava transtornos e gastos extras ao paciente com o deslocamentos, bem como a demora no retorno do paciente ao médico que o solicitou. Hoje, este serviço já é realidade em Capanema. Porém um fator que contribuiria ainda mais no avanço desse serviço no município, seria a sua disponibilidade aos pacientes do SUS, servindo de modelo para os demais municípios
Os pacientes já podem ter acesso a vários exames que fazem diagnóstico da perda auditiva, exames que possibilitam detectar inflamações de ouvido com mais precisão e conforto entre outros. Com equipamentos modernos e importados, devidamente calibrados é possível realizar estes exames com segurança e tranquilidade, garantindo a satisfação do paciente.
Capanema já possui um bom quadro de médicos otorrinolaringologistas, porém, nem sempre o paciente está informado de onde buscar auxilio nos exames solicitados. O serviço auditivo de apoio aos médicos aos poucos vem se tornando familiar e relevante no bem estar da saúde auditiva de todos. O maior desafio, sem dúvida é divulgar esta especialidade. Por outro lado, ao observarmos a assistência aos exames ocupacionais, notamos uma maior consciência dos empresários de Capanema e região, quanto à necessidade preventiva de realizar os exames auditivos em seus funcionários, evitando ações trabalhistas, notificações, penalidades ou multas desagradáveis por parte do Ministério do Trabalho e Sindicatos, já que a surdez induzida pelo ruído é crônica, irreversível e indenizatória. Merece destaque também, a parceria existentes com hospitais e clinicas de nossa cidade que viabilizam o atendimento em consultórios agradáveis não deixando nada a desejar em comparação a outras cidades. Muito há o que desbravar em Capanema, mas com seriedade e trabalho, muito há de ser feito e implantado nesta área. O importante é que a população já pode contar com estes serviços.

Maiores informações: Drª. Sirley Arévalo CRFa 8594 – LABCLIN (91)3462-1829)

Nenhum comentário