Poluição sonora piora o ambiente urbano em Capanema

Todo ruído que causa incômodo pode ser considerado poluição sonora. A noção do que é barulho pode variar de pessoa para pessoa, mas o organismo tem limites físicos para suportá-lo. O barulho em excesso pode provocar surdez e desencadear outras doenças, como pressão alta, tontura, zumbido, disfunções do aparelho digestivo e insônia. Distúrbios psicológicos também podem ter origem no excesso de ruído.
O progresso da cidade implica no aumento da produção do ruído. O aumento do número de carros e de construções está diretamente ligado ao crescimento da população e do comércio. A instalação de comércio em áreas antes estritamente residenciais aumenta a incidência do problema. Nas diversas atividades econômicas, na área urbana e mesmo no ambiente doméstico, existem ruídos. Segundo a Dr. Sirley Arevalo (Audiologista) especialista no assunto, qualquer ambiente ruidoso pode nos fazer mal. O uso excessivo de aparelhos de som e de fones de ouvido (ipod), o ruído do trânsito, as barulhentas casas de espetáculos e discotecas, o som ensurdecedor da publicidade e das celebrações religiosas públicas contribuem para provocar uma perda auditiva. Apenas algumas horas em uma discoteca, expondo o delicado órgão auditivo a ruído entre 110 e 115 decibéis, poderá desencadear problemas auditivos irreverssiveis. Segundo a especialista, os índices máximos permitidos de poluição sonora urbana são de 65 decibéis à noite e 70 decibéis durante o dia.
Avaliando a opinião da população de Capanema, descobrimos que os habitantes da nossa cidade sentem que o nível de ruído aumentou nos últimos dois anos e citam o barulho dos Shows noturnos, igrejas, carro-som propagandísticos, vizinhos e o aumento do tráfego nas avenidas movimentadas de Capanema, como fatores determinantes desse aumento.
Relatam também que muitas vezes o ruído, causa dores de cabeça, insônia e irritação, entre outros sintomas. O número de locais que ultrapassam os limites de ruído permitidos só tem aumentado, motivo de nossa preocupação. O diagnóstico do estado acústico da nossa cidade poderá melhorar com a fiscalização efetiva juntamente com a conscientização da própria população. A Dr. Sirley acrescenta ainda, que irá contribuir como capanemense desenvolvendo uma pesquisa nos próximos anos mais aprofundada, através de aferições em diversos pontos da cidade, além de entrevistas e aplicação de questionários para mapeamento dos lugares de maior concentração de sons e ruídos, podendo assim, identificar as áreas de maior ruídos e os períodos em que a poluição sonora é mais acentuada e a partir destes levantamentos, ter subsídios para elaborar medidas que possam minimizar o problema, visando reduzir o nível de poluição sonora, viabilizando satisfação à todos que desejam uma cidade mais aprazível e adequada quanto à qualidade de vida. Ressalta ainda, que cada um também precisa dar a sua contribuição na preservação da audição e da conscientização em nossa comunidade quanto ao ruído. “Se cada um fizer um pouco pensando no seu semelhante, teremos uma cidade cada vez mais tranquila e melhor pra se viver”.

FONTE: Dr. Sirley Arevalo CRFa 8594 – Audiologista (91)8193-4608

Nenhum comentário