PSS 2010 recomeça dia 10 de janeiro

Os mais de três mil estudantes que faltaram à primeira fase do vestibular da UFPA (Universidade Federal do Pará) ou mesmo quem não teve um bom desempenho na prova, terão uma nova chance no dia 10 de janeiro. O novo calendário do PSS 2010 (Processo Seletivo Seriado) foi definido pela Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA.
A primeira fase, anulada por suspeitas de vazamento, foi remarcada para o próximo dia 10 de janeiro. O segundo dia de provas está marcado para 24 de janeiro e a última prova acontecerá no dia 11 de fevereiro, uma quinta-feira. As novas datas não interferirão no calendário de aulas da instituição.
Os últimos dias do mês de dezembro serão dedicados a negociação de espaços para a realização das provas e para a organização do concurso. O edital do certame, com todas as retificações, será publicado no site do Ceps (Centro de Processos Seletivos) até esta sexta-feira (11). Os resultados dos Exames de Habilidades para os cursos de Teatro, Dança, Música e Artes Visuais continuam válidos.
Marlene Freitas, coordenadora da Coperps e pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, explica que a realização da terceira fase num dia útil é uma exceção necessária para que o calendário acadêmico de 2010 seja mantido e para que as aulas para os veteranos iniciem no dia 1º de março. 'Com os feriados de carnaval, se a última etapa do concurso acontecesse um pouco antes ou depois do dia 11 de fevereiro, os prazos para execução do Processo Seletivo e para a matrícula dos calouros poderiam ser prejudicados', justifica.
Após a divulgação do resultado, os calouros precisam ser registrados como alunos da Universidade, por meio da habilitação ao vínculo institucional e, ainda, devem ser matriculados em suas faculdades específicas. Todo esse processo deve acontecer entre os dias 3 e 12 de março. As aulas dos calouros devem iniciar no dia 15 de março.
Segundo a universidade, todas as questões das três fases do vestibular serão refeitas e as bancas elaboradoras de prova serão revistas, porém, não necessariamente substituídas. A única exceção é a banca de Geografia, cujos antigos professores foram afastados e novos docentes foram nomeados no final de novembro.
Investigações - As sindicâncias internas que apuram os problemas que aconteceram na realização da primeira fase do certame continuam em andamento. A Polícia Federal também investiga o caso a pedido da Reitoria da Universidade.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário