Primeiro dia da biometria registra grande público.

O primeiro dia da biometria em Capanema não podia ser mais significativo e exemplar. Uma família de lavradores, que chegou ao local de recadastramento biométrico com 12 horas de antecedência, forma o primeiro grupo de eleitores do município a ser identificado pelo mais moderno sistema eleitoral do Brasil e do mundo. Seu Manoel Amorim Santiago, de 60 anos, chegou às 21 horas de segunda-feira e guardou os lugares na fila para sua filha de 19 anos, Raimunda Pires Santiago, a segunda recadastrada e sua esposa, Maria Rita Pires Santiago, 56, a terceira a sair com o novo título nas mãos.
O lavrador aposentado, com o antigo título amarelecido pelo tempo disse que é eleitor desde seus 19 anos, a exemplo de sua filha que vai votar pela primeira vez no mais moderno sistema de captação de votos existente no planeta e terá essa bela história de cidadania para contar aos seus filhos e netos. “Eu sempre diferenciei de político, quando não gostava de um, eu mudava. Agora o voto é mais seguro e aquele em quem eu votar vai ser mais certo de ser o eleito, não vai mais ter fraude não”, declarou Manoel Santiago.
A filha dele, lavradora e estudante da 7ª série do Ensino Fundamental declarou que se sente feliz de votar pela primeira vez em urna eletrônica. “Vai ser muito legal esse voto, vai dar mais segurança pra gente”, disse. Dona Maria também fez seu comentário. “É muito importante votar e agora vamos ter mais segurança, eu estou muito feliz, graças a Deus”, comentou. A família só não esteve completa nesse primeiro dia de recadastramento biométrico em Capanema, por que a caçula só tem 12 anos.
O presidente do TRE, desembargador João Maroja, esteve em Capanema acompanhando o primeiro dia de recadastramento biométrico na cidade e ficou satisfeito com o comparecimento dos eleitores e com a noção de dever cívico demonstrado pela família de lavradores que entrou para a história da Justiça Eleitoral do Pará.
“O TRE está com uma estrutura bem montada para atender aos eleitores de Capanema e quem morar em local mais afastado, na zona rural, vai ter transporte para vir fazer o recadastramento. Fiquei realmente contente em saber que a primeira família a se recadastrar é de lavradores veio por sua própria conta exercer sua cidadania. Esse é um motivo para acreditar que se atingimos aos mais humildes em nosso trabalho de divulgação, então virão aqueles eleitores que moram no centro da cidade”, acredita o desembargador.
Também compareceram para prestigiar o primeiro dia da biometria em Capanema, o desembargador do TRE, Leonardo Tavares, a juíza eleitoral de Capanema, Aline Soares e o prefeito da cidade, Eslon Aguiar Martins, que aproveitou para fazer seu recadastramento. O papiloscopista da Polícia Federal, Leonardo Freire, está em Capanema para ajudar a Justiça Eleitoral nesse trabalho.
Cerca de 800 eleitores estiveram no ginásio da escola São Pio X, no centro da cidade. A maioria recadastrada é de pessoas de mais idade. Os jovens ainda não compareceram para se recadastrar. Os mais velhos saíram contente com o novo título. “Tá tudo novo, novo sistema, voto moderno, voto com o maior prazer e agora tenho certeza que meu voto será conferido no final das eleições”, afirmou a dona de casa Lucineida Teixeira, de 55 anos. O primeiro portador de necessidades especiais a fazer o recadastramento foi Stélio Viana de Vasconcelos, militar reformado de 49 anos.
A média de atendimento por pessoal foi calculada em torno de 15 minutos. Alguns pequenos ajustes de sistema e rede de energia – típicos de primeiro dia - foram verificados, mas contornados pelos técnicos e servidores da Justiça Eleitoral. Para o coordenador da biometria em Capanema, Gil Oliveira, a estrutura está pronta para receber entre 1.500 e 2.000 atendimentos por dia. Os eleitores que moram em locais mais afastados do centro da cidade têm 32 ônibus à disposição para irem ao local de recadastramento e voltarem para suas casas.

Fonte: Lázaro Araújo – Assessor de Comunicação do TRE/Pa

Nenhum comentário