CRÔNICA DA SEMANA


PSS: Processo Sob Suspeita
É oportuno repetir quantas vezes forem necessárias as aberrações que vem acontecendo nos exames para graduação acadêmica, principalmente quando há investimentos por parte do alunado que se prepara durante o ano inteiro, frequentando aulas em cursinhos. O escândalo do ENEM mostrou ao país que é preciso mais seriedade quando forem contratar profissionais para desenvolverem quaisquer tipos de serviços que envolvam disputa entre candidatos. Seguindo esse raciocínio, chega-se ao que acorreu recentemente com o cancelamento da Primeira Fase do PSS da UFPA, que provocou insatisfação em muita gente. Publiquei um tópico em minha coluna, aqui no Portal, citando que o cancelamento da prova deixou muita gente frustrada e o fato dessa atitude ter sido fruto de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público, traduz a seriedade com que esses órgãos agem e estão fazendo seus papéis dando resposta à sociedade.

Ao ouvir reclamações de representantes de Sindicatos e dos próprios estudantes, estou convicto de que a fragilidade se estabeleceu no momento mais importante do Processo e houve vazamento de informações, de acordo com o que foi amplamente divulgado na imprensa. O fato de um dos integrantes do Centro de Processos Seletivos, que tinha acesso a prova ser parente de um dos concorrentes, a única alternativa foi à investigação posterior ao ocorrido, ação que motivou tamanha repercussão. Por tanto, comentar que a insatisfação de quem estava concorrendo e foi aprovado na primeira fase é notória, significa que o erro partiu da instituição e do próprio funcionário que não teve coragem de pedir seu desligamento do setor ao qual prestava serviços na ocasião.

Infelizmente precisamos ter convicção de que, quando há suspeita em qualquer que seja o procedimento, as investigações devem tramitar de imediato, para que as providências sejam tomadas. A coincidência do título desse artigo com o processo que representa o vestibular pode ser considerada como alerta para os próximos exames e assim a seriedade esteja acima de qualquer suspeita. O procedimento está correto, mas o resultado não agradou, uma vez que, acarretou prejuízos financeiros, não só para a Universidade, como também para os estudantes que vão ter que pagar, praticamente mais dois meses de preparação nos cursinhos. E então, avaliem se não e motivo para causar insatisfação geral?

Confrontando as dificuldades com as facilidades, podemos chegar à conclusão de que, quem procura o Ensino Público para se qualificar é porque não tem condições de arcar os altos custos do Ensino Particular. É por isso, que continuo mantendo minha opinião, agregando valores que precisam ser colocados em seus devidos lugares, para que possamos ter maiores conquistas naquilo que investirmos. Vamos torcer para que as três etapas do PSS que vão ser aplicadas em Janeiro e Fevereiro do próximo ano possam assegurar a seriedade e a veracidade, tudo em favor de quem se prepara para enfrentar um curso universitário. (PV)

Nenhum comentário