Tucanos afirmam que Jatene é o pré-candidato do PSDB ao governo em 2010


Agora é para valer. Em 2010, o ex-governador Simão Jatene vai tentar se tornar novamente governador do Estado do Pará. O senador Mário Couto, que também estava na disputa para ser o candidato do PSDB nas eleições majoritárias do ano que vem, abriu mão de concorrer. A decisão foi anunciada na sexta-feira (11), em entrevista coletiva concedida à imprensa na casa do próprio Mário Couto, no município de Marituba, com a presença de Jatene e do senador Flexa Ribeiro, presidente estadual do PSDB, além dos deputados federais Nilson Pinto, Zenaldo Coutinho e Wandenkolk Gonçalves, e dos deputados estaduais José Megale, Manoel Pioneiro, Ana Cunha, Tetê Santos e Bosco Gabriel.
Logo após o anúncio, os tucanos brindaram o lançamento da candidatura de Jatene com champagne e sentaram-se à mesa, onde foi servido o almoço oferecido por Mário Couto. As informações são de que os tucanos, voltam a se reunir no auditório João Batista, na Assembleia Legislativa, para uma manifestação de apoio à candidatura do ex-governador, com a presença de prefeitos e representantes de diretórios do partido.
O acordo entre Jatene e Mário Couto foi fechado na última quinta-feira, durante reunião entre os dois, em Salinas, na casa do senador tucano. Durante a coletiva, Jatene afirmou que o PSDB, a partir de agora, está mais fortalecido para discutir alianças com outros partidos. 'Eu vou procurar todos. Se tiver um pedaço do PT que quiser nos apoiar, eu vou conversar', garantiu. O ex-governador admitiu que o processo para sua escolha foi 'uma tarefa sofrida'. 'Não foi simples. Quem disser que foi estará mentindo. No partido temos mais de três nomes em condições de chegar ao governo e fazer um bom trabalho. Mas a conjuntura atual contribuiu para isto que está aí agora', disse Jatene.
Para ele, o partido sai do encontro mais maduro. 'Ninguém foi vitorioso ou derrotado. Ganhamos todos. O Flexa (senador) pagou um preço muito caro. Como presidente do partido, teve que bancar de árbitro. Mas saímos mais fortes do que entramos. Agora, é construir as alianças', destacou Jatene, que agradeceu a alguns dos seus correligionários, em especial aos parlamentares da bancada estadual. Mário Couto, por sua vez, informou que a maturidade e a humildade pesaram na decisão. 'Não tenho nenhuma dificuldade em abrir mão de um processo como esse. Chega um momento que a gente tem que decidir, senão arrebenta o partido. E só tinha uma maneira de decidir: uma conversa entre nós dois (Mário e Jatene). Aqueles que torceram para um racha no PSDB vão ter que se contentar com a nossa vitória', alfinetou Mário, que garantiu total apoio à campanha de Jatene. 'Eu estou muito feliz porque quero voltar a ver o Estado nas mãos do PSDB. Esse foi um dos motivos da minha decisão. Eu vou participar ativamente da campanha', afirmou.
Segundo ele, a Executiva Nacional não interferiu na escolha. O senador explicou que a Executiva chegou a sugerir que a decisão fosse tomada durante a convenção estadual, em abril. 'Eu disse que não sou tão imaturo de deixar uma decisão tão importante como essa para abril. Não houve disputa. Houve cada um defendendo sua candidatura. Falei para o Jatene e para o presidente (do PSDB, senador Sérgio Guerra) que o melhor era decidirmos ainda este ano', explicou. Ele aproveitou a oportunidade e anunciou que sua filha, Cilene Couto, irá concorrer a uma vaga de deputada estadual nas eleições do ano que vem.
O ex-governador Almir Gabriel, que também anunciou seu interesse em concorrer ao governo nas eleições do ano que vem, não compareceu à coletiva. Segundo o senador Flexa Ribeiro, Almir foi convidado a disputar uma vaga no Senado no próximo ano. 'Eu me disponho a ceder minha vaga a ele. Eu espero que o partido permaneça unido. Então, esperamos uma posição do ex-governador (Almir). Mas até hoje ele não demonstrou interesse (em concorrer ao Senado)', revela. Mário Couto afirmou que ex-governador colocou o seu nome na disputa apenas no caso de não haver entendimento entre ele e Jatene. A reportagem entrou em contato com a assessoria de Almir Gabriel, mas não obteve resposta.
Presentes à reunião de ontem, o senador Flexa Ribeiro e o deputado federal Zenaldo Coutinho preferiram não comentar sobre outro assunto que teria estremecido as estruturas do PSDB nos últimos meses: a presidência estadual do partido. Atualmente, Flexa ocupa o cargo, mas Zenaldo garante que um acordo firmado entre ambos previa que o senador ficaria por dois anos e, depois, renunciaria para dar lugar ao colega de partido. O prazo se encerrou, mas Flexa continua como presidente. Mário Couto, por sua vez, informou que o assunto já foi resolvido. 'Está definido que o Zenaldo Coutinho é o próximo presidente', afirmou. Segundo ele, ainda não foi definido quando o parlamentar irá assumir o posto.

Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário