FELIZ ANO NOVO!

Adeus ano velho e que venha 2010!

Findamos mais um ano esperançosos de que o próximo seja de reais mudanças. Mudança de rumo e de prioridades! Foram 365 dias de muita luta, na certeza de que estávamos conseguindo realizar pelo menos alguns dos sonhos que nos acalentaram no ano anterior ou que trazemos ao longo dos anos, na bagagem de nossa vida. Conseguimos transformar alguns em realidade e outros, ficaram na bagagem, ou melhor, no famoso “resto a pagar”, como se diz na esfera da administração pública.
Transpusemos alguns obstáculos, rompemos barreiras e vencemos desafios no ímpeto de procurar a melhor saída para nossos problemas e, que são em sua maioria, os mesmos de todo e qualquer cidadão, desse país ou de outro qualquer, que se denomine indigente ou emergente, como conceituam os donos do mercado.
Conseguimos administrar alguns sonhos, gerenciar outros e alguns ficaram pendentes, esperando por um novo rumo que possa, de fato, transformá-los, nem que seja, por alguns instantes, em realidade. Não tem sido fácil passar da ficção pra realidade e na maioria das vezes, os sonhos se transformam em eternos pesadelos, que contraditoriamente, têm nos movido a continuar sonhando...
Na esfera pública foram muitos altos e baixos e na privada não foi diferente. Aliás, a pública muitas das vezes acabou entrando, literalmente, na “privada’, como num jogo de trocadilho, às vezes por cima, outras por baixo, como uma espécie de gangorra, comum aos reality shows da telinha. E por falar na telinha, não foram poucos os escândalos que a moveram e nos comoveram, de forma sensacionalista, misturando realidade com ficção. A novela da politicagem diária do Congresso Nacional se misturando com a melhor performance de ‘Viver a Vida’, de Manoel Carlos, confundindo nossa imaginação ou seria a nossa mais pura ilusão?
No campo da realidade, os comandos vermelhos de nossos controles remotos nos remetem a uma cena cotidiana de violência, de barbárie, tanto nas cidades grandes, como nas pequenas. O que era novidade nas grandes capitais, agora passa a ser fato corriqueiro num vilarejo qualquer. A violência que acomete os grandes empresários é a mesma que nos mantém refém, em nossas casas, por trás das grades de portas e janelas por onde vemos o mundo passar. E aí uma pontinha de saudosismo surge em nossas mentes e corações do tempo em que a gente podia sentar à porta pra ver as crianças brincarem e espiar quem passava...Mas, não podemos desistir de sonhar, de acreditar de que este ano tudo vai melhorar! Que essa “sensação de insegurança” vai dar lugar a uma certeza de que, pelo menos algo vai mudar. De que vai mudar a política dos politiqueiros; que vão inverter a pirâmide social na ordem de prioridades; de que vamos poder ver nossos sonhos, velhos e caducos, ganhar força dia após dia, sem correria, sem pressa de que o ano acabe pra ver se o próximo será melhor.
Vamos viver cada dia, sem deixar de acreditar que cada ano tem sua contribuição nesta história de mais de meio século, e de que nossa missão é não parar de sonhar. Não podemos deixar o medo vencer a esperança de que este mundo de que falamos é possível, é real e que para isto, basta que façamos um pacto em defesa do bem comum, da coletividade, de um mundo melhor para todos e todas!

Que venha 2010 e que consigamos construir mais um degrau pra atingir a realização de todos os nossos sonhos!

Colaboração: Tetê Vasconcelos - Jornalista

Nenhum comentário