Educadores do mundo se reúnem em Belém

Como diferentes países garantem o direito a educação para adultos? Qual a melhor forma de promover a educação e o aprendizado de adultos em todo o mundo? Quais estratégias apresentam as melhores possibilidades de êxito? Quais são os diferentes mecanismos de financiamento e incentivos? Essas são algumas das questões que serão discutidas na Sexta Conferência Internacional de Educação de Adultos (CONFINTEA VI), que encerra nesta sexta-feira, 04, em Belém do Pará. O evento está sendo realizado no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, patrocinado pela Unesco em parceria com o governo brasileiro, via Mec e o governo do Pará, que sedia o evento desde a terça-feira, 1º.

A CONFINTEA VI reúne representantes de mais de 156 Estados-membros da UNESCO, organismos das Nações Unidas, agências de cooperação bilaterais e multilaterais, organizações da sociedade civil e do setor privado, além de estudantes adultos de todo o mundo. A Conferência visa enfatizar o papel central desempenhado pela educação e aprendizagem de adultos na educação internacional e nos programas de desenvolvimento, especialmente aqueles com foco no desenvolvimento sustentável.

O Relatório Global sobre Aprendizagem e Educação de Adultos (GRALE), que é baseado em uma análise sistemática de 154 relatórios nacionais, foi apresentado no dia 01/12. O Relatório mostra que poucos países possuem políticas específicas para a educação de adultos e que o nível de financiamento atual para esse segmento está muito abaixo do necessário para permitir que o setor possa atingir o seu potencial. Taxas baixas de participação e acesso desigual permanecem como desafios chaves para a educação de adultos hoje.

Após as discussões nas reuniões de comitês, é esperado que a CONFINTEA VI adote o Marco de Ação de Belém para políticas de promoção da alfabetização e educação de adultos.



Mais informações: Site da CONFINTEA VI: http://www.unesco.org/pt/confinteavi

Fonte: Tetê Vasconcelos -Jornalista /SEDUC

Nenhum comentário