Procuradoria denuncia cinco pessoas por furto e vazamento do ENEM

Cinco pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal em São Paulo pelo furto, vazamento e tentativa de venda das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Segundo a Procuradoria, o episódio do cancelamento e adiamento da prova causou 'prejuízo em torno de R$ 45 milhões aos cofres públicos', além de 'danos incalculáveis' aos 4,1 milhões de estudantes inscritos, já que instituições como a USP e a Unicamp deixaram de considerar o resultado do Enem no seu processo seletivo.
Para o MPF, são responsáveis pelos crimes três funcionários da empresa Cetros, integrante do Consórcio Nacional de Avaliação e Seleção, contratado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), e dois intermediários do grupo.
Eles responderão pelos crimes de peculato (furto praticado por servidor público), corrupção passiva (exigir vantagem indevida) e violação de sigilo funcional.
Ceca de 2,6 milhões dos mais de 4 milhões de inscritos fizeram as provas. O índice de abstenção chegou a 37,7% no sábado, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Dados preliminares apontam que 2,9% das pessoas que fizeram a prova no primeiro dia não realizaram o teste no domingo. Foi a maior abstenção da história do exame. O MEC esperava um índice de 35%.

FONTE: G1 E Portal ORM

Nenhum comentário