Quatro artes para contar a Cabanagem

ESPETÁCULO - “Palhaço!” reúne no palco performance de dança, vídeo, música e clown


No ano em que Belém completa quatro séculos de fundação, um espetáculo vai retratar, hoje, no Teatro Margarida Schivasappa, do Centur, um dos mais relevantes fatos históricos ocorridos na capital paraense. No espetáculo “Palhaço!”, da companhia Attuô de Intérpretes Contemporâneos, dez personagens abordam questões políticas, históricas e sociais dos eventos ocorridos no processo de adesão do Pará à Independência do Brasil.
Revoltas e prisões sumárias culminaram na tragédia conhecida como o Massacre do Brigue Palhaço, onde índios, tapuios, caboclos e milicianos, eufóricos com o grito de liberdade proposto por D. Pedro I, se insurgiram contra a Junta de Governo da Província, formada em sua maioria por portugueses que eram avessos à ideia de Independência.
Os revolucionários foram  presos sem direito à defesa, alguns fuzilados em praça pública e outros conduzidos ao porão do navio Brigue Palhaço (antes chamado de São José dos Diligentes). Na manhã de 22 de outubro de 1823 pereceram 256 homens, sufocados e asfixiados no calabouço flutuante.


Edição: Roberto Lisboa
Fonte: O Liberal