Livro explica os versos do Hino Nacional para crianças


Neste Dia da Bandeira, 19 de outubro, a escritora e compositora paraense Marcia Duailibe Forte lança em Belém o livro infantil "Nas Entrelinhas do Hino Nacional", fruto da parceria com a escritora, jornalista e professora Dad Squarisi, de Brasília.
Publicada pelo selo Mais Amigos e com ilustrações de André Cerino, a obra didática esmiuça cada verso da rebuscada letra do Hino Nacional Brasileiro, ajudando crianças - e também adultos - a conhecerem o texto correto e a compreenderem o significado da mensagem presente em um dos principais símbolos da nação. O lançamento com sessão de autógrafos acontece na Livraria da Fox, das 18h às 21h.
O Hino Nacional teve a melodia composta por Francisco Manuel da Silva, em 1822, mas só recebeu a letra de Joaquim Osório Duque-Estrada em 1909. Para detalhar a linguagem do hino, Marcia e Duailibe Forte e Dad Squarisi escreveram uma aventura em que os personagens Bruninho, Laura e Pedro são desafiados a descobrir a senha de um tesouro presente na letra do Hino Nacional.
A personagem da professora entra no enredo para dar dicas às crianças. "O livro vai traduzindo a letra. Vai falando verso por verso para explicar o vocabulário e a história do hino de forma leve e didática", explica Marcia.
O livro 'Nas entrelinhas do Hino Nacional' explica em detalhes cada verso de um dos símbolos nacionaisO livro 'Nas entrelinhas do Hino Nacional' explica em detalhes cada verso de um dos símbolos nacionais (Divulgação)
Há que se admitir que mesmo muitos adultos erram a letra do Hino Nacional. Expressões como "brado retumbante", "raios fúlgidos" e "lábaro" são desconhecidas de muita gente, e quanto ao verso "fulguras, ó Brasil, florão da América", nem se fala.
Há muitos anos, o ensino do hino deixou de ser uma prática cotidiana nas escolas. Em 2009, a cantora Vanusa errou o hino ao cantar na Assembleia Legislativa de São Paulo, numa gafe de repercussão nacional. Passado o episódio, ela explicou que estava tonta por ter ingerido calmante e remédio para labirintite.
"Mesmo quem entende a letra, não entende o conteúdo", reconhece Márcia. "Muitos cantam o nosso hino sem conhecer a história e sem saber o significado de todas as palavras e expressões. As pessoas adoram cantá-lo, mas têm dificuldades de compreendê-lo, porque se trata de uma obra sofisticada e complexa. Osório Duque-Estrada usa um vocabulário que não utilizamos hoje. Depois, ele escreve na ordem inversa e recorre à personificação. São os brasileiros que falam com a mata, a bandeira e o país", explica. "Com certeza, depois dessa leitura, você ouvirá o nosso Hino de um jeito diferente".
Marcia Duailibe Forte compara a hinos de outros países, que enaltecem a guerra, para valorizar o ufanismo presente no Hino Brasileiro. "Osório Duque-Estrada faz do Brasil um personagem que enaltece as riquezas do país, o ouro, os rios e florestas na letra e a beleza do povo. "Nosso hino traz muito orgulho para nós, brasileiros. Me emocionei muito ao escrever esse livro". O livro traz um QR Code (código que pode ser lido por um aplicativo homônimo), que direciona para um site em que está disponível o Hino Nacional para ler e ouvir.
"Nas Entrelinhas do Hino Nacional" foi lançado por Dad Squarisi, em Brasília, no último dia 7 de setembro, quando se comemora a Independência do Brasil. Enquanto Marcia Duailibe Forte escolheu outra data emblemática para fazer o lançamento em Belém. Não é a primeira vez que as duas assinam a mesma obra infantil. Em 2017, elas lançaram "Os Três Porquinhos e o Lobo Esportista", que foi aprovado pelo Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático.
Agende-se:
Lançamento do livro "Nas Entrelinhas do Hino Nacional"
Data: terça-feira, 19, das 18h às 21h
Local: Livraria Fox (Tv. Dr Moraes 584, Batista Campos)

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário