Escritor busca apoio para coleção 'Amazônia na Escola'
O escritor Pedro Ivo busca apoio para a produção da nova coleção "Amazônia na Escola", que produziu com foco nas histórias dos animais da floresta amazônica. O projeto, que começou há três meses, já possui três livros, a 'Cutia', a 'Anta' e o 'Peixe-boi'. A escolha dos animais foi baseada na tentativa de popularização da fauna amazônica, já que muitas crianças conhecem apenas o elefante, a girafa e o leão.
Segundo o escritor, as obras contribuem para o surgimento de uma amizade entre a criança e o animal. "Na medida em que a criança vira amiguinha dos bichinhos vai querer defendê-los", afirma. A leitura dos livros estimula a criança a ampliar a visão sobre os animais da floresta.
As ilustrações dos livros têm pequenos apelos visuais para chamar a atenção das crianças. "O peixe-boi é um dos animais que está correndo o maior risco na Amazônia. Eu deixei aqui um convite: 'vamos salvar o peixe-boi da extinção?'. Na ilustração eu deixei um habitat alterado. Essa vitória-régia está queimada, o filhote do peixe-boi já está morto, ele próprio está em uma situação difícil e o urubu está de olho em tudo", fala.
Ivo escolhe os animais que compõem as histórias a partir das espécies ameaçadas de extinção, ou da importância para o ecossistema. Um exemplo é a cutia, que foi escolhida por ser semeadora da castanha-do-pará. "Com os próprios dentes a cutia abre o ouriço, come e enterra algumas daquelas sementinhas para comer depois. Mas, nem sempre encontra todas, algumas ficam por ali e acabam nascendo. Elas mantêm a castanheira viva", explicou.
Outro projeto de Pedro Ivo é "O cerrado na escola" desenvolvido há mais de seis anos. A coletânea tem 14 livros publicados, sendo quatro deles ganhadores do prêmio 'International Latino Book Awards', que premia os três melhores livros infantis ilustrados dos países latino americanos. Os livros premiados são "Onça-pintada", "O tucano", "Arara" e "Lobo guará".
O projeto "Amazônia na Escola" iniciou após a vinda do autor à última Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém. No evento comercializou mais de 100 livros da coleção "O cerrado na Escola". Quando as professoras conheceram a coleção pediram para que o autor trabalhasse com os animais da Amazônia. Desde então, ele vem se dedicando a produção das novas obras.
Para cada livro das duas coletâneas Pedro Ivo criou a letra de uma música, com ajuda de Carlinhos dos Santos na melodia, para as crianças cantarem. O próximo passo é conseguir patrocínio para que as músicas sejam gravadas em CD. Enquanto isso, as músicas com as histórias dos bichos seguem cantadas em formato de ciranda.
Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)
Post a Comment