Centenário da Faculdade de Medicina é comemorado com lançamento de obra literária


Em 1919, surgia a Faculdade de Medicina, da Universidade Federal do Pará. Cem anos depois, em comemoração à data, é lançada a obra “Instituições e personagens: histórias da Medicina no Pará”, de Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Jr. O evento será realizado às 9h deste sábado, dia 30, no Instituto Histórico e Geográfico do Pará, localizado em frente à praça Dom Pedro I, no bairro Cidade Velha. A entrada é gratuita.
Para o patologista e mestre em doenças tropicais, José Maria, o livro “é um panorama da medicina paraense, desde o período colonial até a década de 60, vista pelos olhos de personagens e instituições. Sendo a medicina intimamente ligada ao homem e à sociedade, a obra pode interessar a qualquer pessoa que queira conhecer um pouco mais sobre o Pará. Afinal, não são só médicos, são doentes e doenças contando uma história social da Amazônia, tendo o Pará e Belém como cenários principais”.
E o cirurgião vascular e mestre em Teoria Literária, Aristóteles, acrescenta: “num país onde se fala tanto da "falta de memória", sentimo-nos felizes por continuar a escrever sobre instituições e personagens da história da medicina, da saúde e também da doença”.
Editado pela Paka-Tatu, o livro é uma coletânea de artigos publicados ao longo de dez anos, em veículos de comunicação científicos e institucionais, contendo ainda textos inéditos. E em suas 324 páginas, o leitor pode conhecer, entre outros assuntos, a médica pioneira na Amazônia, o primeiro oftalmologista, os primeiros médicos formados no Pará, sanatórios de Belém e fragmentos da vida de Camilo Salgado.
Agende-se:
Lançamento do livro “Instituições e personagens: histórias da Medicina no Pará, de Aristóteles Guilliod de Miranda e José Maria de Castro Abreu Jr".
Data: sábado, 30, às 9h
Local: Instituto Histórico e Geográfico do Pará - Rua D'Aveiro, 62, em frente à praça Dom Pedro I, no bairro Cidade Velha
Informação: (91) 2121-1169
Entrada gratuita

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário