Estão abertas as inscrições ao 'Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019'



A partir desta segunda-feira, 4, estão abertas as inscrições ao “Prêmio Literário Dalcídio Jurandir 2019”, da Imprensa Oficial do Estado do Pará, que vai premiar obras literárias inéditas em prosa e poesia de escritores de todas as regiões do estado.
Serão premiadas até 13 obras literárias nesta edição, sendo 12 obras em prosa de cada uma das regiões de integração do estado (Araguaia, Baixo Amazonas, Carajás, Guajará, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó, Rio Caeté, Rio Capim, Tapajós, Tocantins e Xingu) e uma publicação com a coletânea de obras premiadas na categoria poesia para todo o Pará. As inscrições ficam abertas até 13 de dezembro e podem ser feitas exclusivamente por meio do site www.ioepa.com.br.
O edital do Prêmio Dalcídio Jurandir é o primeiro da linha de editais públicos de publicações que editora do governo do estado, por meio da Imprensa Oficial, lançou a partir do decreto do governador Helder Barbalho sobre a Política de Edições e Publicações, assinada em agosto passado. O edital também está disponível no site da instituição.
“A missão da Ioepa, dentro do direcionamento da política governamental, é dar voz a todos os grupos sociais, principalmente aos que têm essa voz esquecida ou abafada. O edital é um passo nesse caminho da democratização de acesso; dá chance a todos porque é uma concorrência pública, com recursos públicos e que abrange as 12 regiões do Pará. O melhor caminho é fazer com que novos autores e trabalhos inéditos tenham a chance de competir de igual para igual. É um primeiro passo; é o começo de um projeto que pretende crescer e se tornar referência na produção literária paraense”, declara Jorge Panzera, presidente da Imprensa Oficial.
Os candidatos devem preencher o formulário digital de inscrição disponível no site da Ioepa, por onde também deverá ser enviada a obra literária em arquivo em formato PDF, com tamanho de até 100MB. Os candidatos devem ser maiores de 16 anos de idade e poderão inscrever apenas uma obra literária. Não serão aceitas inscrições de obras que não sejam inéditas ou que tenham recebido patrocínio de qualquer outra instituição pública ou privada.
A seleção da obra será feita por uma comissão de doze membros, constituída por profissionais das áreas artística e literária. Entre os critérios de julgamentos serão avaliados a qualidade técnico-literária, criatividade e originalidade e o conteúdo expressivo e simbólico.
A premiação das obras em prosa consiste na publicação em formato de livro tradicional em língua portuguesa, com tiragem de 600 exemplares para cada título. As obras em poesia selecionadas terão a publicação de uma única coletânea contendo todas as poesias premiadas, em formato de livro tradicional em língua portuguesa. A editora da Ioepa ficará responsável pela edição e impressão das obras, que serão lançadas na 24ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020.

Fonte: O Liberal/Cultura (Texto e Foto)

Nenhum comentário