Programação voltada para mulheres que atuam na indústria musical promove encontros gratuitos

 O 'Elas no Comando' começa nesta segunda, com transmissão pelo Youtube

Divulgação

Tão importante quanto conquistar vagas no mercado é dar visibilidade para o trabalho feito por mulheres, especialmente as que atuam nos bastidores e em mercados majoritariamente masculinos, como é o caso da indústria da música. Buscando apresentar as profissionais que atuam nos bastidores deste mercado e assim incentivar e inspirar outras mulheres, a partir desta segunda, 15, até 18 de fevereiro, será realizado o “Elas no Comando”, projeto que prevê quatro encontros virtuais com produtoras culturais para debater o mercado da música e foi selecionado pelo edital Aldir Blanc Pará.

Os encontros serão abertos e gratuitos sempre às 18h30 com transmissão ao vivo pelo Youtube da Soma Música, empresa comandada por Joelle Mesquita, produtora cultural que já trabalhou com artistas como Gang do Eletro, Pinduca, Paulo André Barata e Dona Onete e que idealizou o projeto.

“O evento surgiu da ideia de dar voz, de dar visibilidade a mulheres que desenvolvem tantos trabalhos incríveis no meio da produção. Eu gosto da ideia de trazer nomes que têm um currículo vasto, mas que nem sempre a gente sabe quem é a pessoa, que foi ela que trabalhou em projetos incríveis que admiramos. Queremos trazer esses nomes que ficam por trás das câmeras e dos palcos para falar um pouquinho sobre esse universo que é a produção feita por mulheres”, conta Joelle.

A programação reúne um total de 12 profissionais que atuam direta ou indiretamente com a música paraense e que se dividirão entre workshops, mesa de debate e palestra.

Sempre com transmissão ao vivo, permitindo a participação do público, o “Elas no Comando” começa com o workshop “Produção para Novas Produtoras” contando com a presença de Amanda Furtado, Ketlen Suzy e Laíra Mineiro, que irão compartilhar experiências, caminhos para iniciar na produção cultural e as principais dificuldades. O workshop será mediado pela poeta, DJ e produtora cultural Carol Pabiq, mais conhecida como Ananindeusa.

Na terça, 16, é a vez do workshop “Gestão e Carreiras Independentes” que contará com a participação de dois grandes nomes do Rap paraense: Anna Suav e Bruna BG, com mediação da jornalista e publicitária Dani Filgueiras.

Rapper, musicista e compositora de Breves, município do Marajó, Bruna BG entrou na cena musical de Belém em 2007, quando foi vocalista e guitarrista Rockslide e, na sequência, baterista da banda Com Abas, grupo feminino de música Soul. Em 2016, iniciou sua trajetória no Rap fundando o grupo Clã do Norte e hoje é um dos destaques da cena Rap do Norte brasileiro.

“No workshop, vamos falar um pouco sobre nossa conexão, de como começamos a profissionalizar nosso trabalho. Estar em um evento protagonizado por mulheres é muito representativo porque ao dar visibilidade pro nosso trabalho, incentiva outras manas aqui do Norte a entrarem nesse mercado”, avalia Bruna.

Desafios da andmia em debate

Dados da ONG internacional Women in Music (WIM) apontam que as mulheres ocupam cerca de 30% das vagas da indústria da música em todo o mundo. Por conta disso, a programação terá, na quarta, 17, um espaço para debater o mercado de trabalho em tempos de pandemia.

A mesa “Produção na Pandemia e Projeções para o Pós” vai debater as novas formas e formatos encontrados para seguir produzindo em meio à pandemia do Coronavírus, que alterou profundamente o setor de entretenimento e cultura. O debate terá a presença das produtoras Nanda Piovaneli, Sonia Ferro (Lambada Produções) e Viviane Chaves (AmpliCriativa Produções) com mediação da cantora e radialista Ana Clara Matos.

A programação encerra na quinta, 17, com a palestra “Direitos Autorais”, tema muito importante neste momento em que os artistas migraram dos palcos para as lives. A palestrante é Márcia Xavier, consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos e administradora do repertório dos titulares da filial da União Brasileira de Compositores (UBC) em Pernambuco abrangendo os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

“Eventos como o ‘Elas No Comando’ são importantes porque dão visibilidade à mulher que faz a diferença em todas as áreas da indústria da música. Esses eventos incentivam, inspiram outras mulheres e chamam atenção para uma reflexão urgente que é a valorização da mulher no mercado musical”, alerta Márcia, que é comunicóloga com habilitação em Relações Públicas e especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

15/02 – 18h30: Workshop: Produção para Novas Produtoras
16/02 - 18h30: Workshop: Gestão de Carreiras Independentes
17/02 - 18h30: MESA de debate: Produção na Pandemia e Projeções para Pós
18/02 - 18h30: Palestra: Direitos Autorais com Márcia Xavier


Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens).

Nenhum comentário