Museu da Língua Portuguesa tem programação especial durante toda a semana

 Confira a programação da agenda cultural da semana

Rovena Rosa/ Agência Brasil

O Dia Internacional da Língua Portuguesa, será celebrado com uma programação especial do Museu da Língua Portuguesa. Serão cinco dias de atividades gratuitas, começando nesta segunda-feira, 3, até dia 7 de maio, incluindo lives e exibição de vídeos. Entre as atrações da programação online estão uma aula do músico e ensaísta José Miguel Wisnik, uma performance do músico Tom Zé e um encontro virtual ao vivo com os escritores Mia Couto (Moçambique), José Eduardo Agualusa (Angola) e Inês Pedrosa (Portugal). Os ingressos podem ser retirados em bileto.sympla.com.br/event/67708.

O projeto “Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla” das culinaristas paraenses Úrsula Ferro e Patricia Lio, com aulas on-lines gratuitas para os amantes da história da gastronomia brasileira através da plataforma Zoom. A cada semana um alimento vai ser o tema das oficinas. As inscrições vão ser on-line através do preenchimento de um formulário disponível na bio nas redes sociais da @ayacomidas e @conversaverde (Instagram) e as oficinas, ao vivo, pela plataforma Zoom. Todo o curso vai ser gratuito. Além das aulas pela internet, o participante também vai receber um e-book detalhado como material de apoio sobre o curso. A última aula terá como tema Feijão, no dia 5 de maio.

O Circuito Saravah realizará sua 2ª temporada em formato híbrido (virtual e presencial) até 9 de maio. O evento é um encontro de multilinguagens artísticas, que ocupa diferentes espaços, trazendo reflexões e debates a respeito do indivíduo e sua trajetória. A programação é totalmente gratuita e conta com performances, oficinas, bate-papo, desfile, grafite e shows, que serão compartilhados no Instagram, canal do YouTube da Melé Produções e Via Zoom. Mais informações em instagram.com/meleproducoes.

Está no ar o ‘Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos’, a primeira série nacional de arte interativa e totalmente digital. O programa vai viajar pelas telas e mentes de 24 artistas, exibir o que de melhor eles conseguem produzir em apenas 20 minutos e colocar nas mãos da audiência o poder de decidir quem serão os vencedores. Em cada uma das seis batalhas também será possível dar lances no leilão virtual para tentar arrematar as obras produzidas e conversar com os artistas nas lives pós-programa. A transmissão acontece no canal do Art Battle no Youtube, com três episódios semanais, sempre às 20h de segunda, quarta e sextas-feiras.

No Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos, artistas criam novas obras, que são avaliadas pelo públicoNo Art Battle Brasil Desafio 20 Minutos, artistas criam novas obras, que são avaliadas pelo público (Divulgação)

Casa Museu Ema Klabin promove o programa gratuito e on-line “Encontro com escritores: outros olhares”, via plataforma Zoom Meetings, sempre às quartas-feiras com inscrições no site emaklabin.org.br. Os convidados são: Luiz Ruffato (26 de maio, das 17h às 18h30); e Selma Maria Kuasne (30 de junho, das 17h às 18h30). Após a transmissão ao vivo, os programas ficarão disponíveis nas plataformas digitais da casa museu. Cada encontro terá 95 vagas.

Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP abre ao público, em formato digital, a exposição “Uma menina centenária – 100 anos de Narizinho Arrebitado”, que marca o centenário da publicação do livro infantil “A menina do narizinho arrebitado”. A exposição pode ser vista no site: ameninacentenaria.bbm.usp.br.




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário