Paula Lima entrevista Ney Matogrosso na 'Janela UBC'

Confira o que mais vai rolar na agenda musical da semana

Reprodução Instagram

Live Oficial do 24º Tributo a Bob Marley. Dia Nacional do Reggae, nesta terça, 11 de maio, abertura da exposição virtual  “40 anos sem o mestre”  e mais uma mostra de vídeo às 20h. No domingo, 16 de maio, a partir das 16h, ocorre transmissões de Lives solidárias dos ambientes do festival; Tendas Radiola, DJs e vinil e palco principal com live show da Banda Reggaetown, ao vivo direto da página Tributo a Bob Marley Belém no Facebook. Colabore com a campanha de arrecadação roupas e alimentos via whats (91) 98471-2738.

A programação #EmCasaComSesc traz nesta terça, 11, o show instrumental do guitarrista e compositor Victor Biglione, do Rio de Janeiro, com um tributo a Tom Jobim. As transmissões acontecem ao vivo, pelo Youtube do Sesc São Paulo e pelo Instagram Sesc Ao Vivo, sempre a partir das 19h.

Ney Matogrosso será o convidado da estreia da segunda temporada da série “Janela UBC”, realizada pela União Brasileira de Compositores. Ele será entrevistado em live pela cantora Paula Lima, nesta quarta-feira, 12, às 18h, com transmissão pelo Instagram da entidade @ubcmusica.

Orlando Morais fará uma live no próximo dia 12 de maio, quarta-feira, Dia do Enfermeiro, às 20h, em homenagem aos profissionais de saúde. A apresentação será realizada na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro, e contará com convidados especiais como as suas filhas Cleo, Antonia Morais e Ana Morais, Xande de Pilares, GRES Portela, entre outros. O evento será online, às 20h, pelo site showin.tv. Ingressos a R$ 5. Todo o lucro será revertida para o Conselho Federal de Enfermagem (Confen).

O “II Festival de Choro da Casa do Gilson” inicia nesta quarta-feira, 12, com a palestra “Chora, chorão! Som e história”, da Doutora em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Dayse Puget. A palestra será gravada às 11hs, na Casa das Artes, e exibida de forma on-line e gratuita às 21h, pelo canal oficial da Casa do Gilson no YouTube, seguida da apresentação musical. E, no domingo, 16, a programação encerra no Bar Casa do Gilson com a apresentação ao vivo de 12 artistas paraenses do choro, também em formato virtual, com transmissão a partir das 19h, pelo mesmo canal do Youtube. Os artistas concorrem a prêmios  de 1º, 2º e 3º lugares, melhor instrumentista, músico revelação, melhor grupo regional e melhor arranjo.

A cantora Patrícia Flexa apresenta a live show solidária com música paraense e brasileira, além da inédita “Do meu lado”, na próxima quarta-feira, 12. A transmissão inicia às 19h pelos perfis da artista no Instagram @patricia.flexa e Facebook. O objetivo é arrecadar alimentos e recursos em favor de instituições e famílias em situação de vulnerabilidade social por meio da campanha “Corrente do Bem”. As doações feitas pelo telefone via WhatsApp (91) 99245-5844 e também pelo Pix 02520952270.

Festival de Ópera do Theatro da Paz completa 20 anos com uma programação de canto lírico que será exibida na quinta-feira, 13, a partir das 19h30, pela TV Cultura. Serão exibidos trechos de composições de Carlos Gomes, Gershwin, Puccini, Mozart e Verdi, as óperas La Bohème, Porgy and Bess, Un ballo in maschera, A flauta mágica e Colombo interpretadas pelas sopranos Kézia Andrade, Luciana Tavares e Lanna Bastos, o tenor Antonio Wilson e o barítono Idaias Souto. Também serão exibidos vídeos em homenagem ao aniversário do festival e sobre o curso de formação realizado em 2020. A programação também terá exibição on-line pelo Portal Cultura e perfis da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) no Instagram e no YouTube. Ainda, é possível assistir os conteúdos do XIX Festival de Ópera, de 2020, no canal do Theatro da Paz no Youtube.

Cláudio Wallace e The Rocker apresentam o show “Acoustic Classic Rock" com repertório de Beatles, Pink Floyd, Nirvana, Bread, Simon and Garfunkel, Elton John, Queen, Rolling Stones, Elvis Presley, Bob Dylan e outros, na quinta, 13, às 21h, no Arpleuticos Beer; na sexta, 14, às 19h, no Vintage Barber Lounge; e no sábado, 15, às 14h no 2 por 2 Espeto Pub & Steak House, e às 21h, no Hoppy Pig.

Projeto Pará Live tem transmissões ao vivo pelo Facebook da Equatorial Energia. No dia 14 de maio, tem Reggaetown e Felix Robatto; no dia 21, é a vez do Bando Mastodontes e Farofa Tropikal; e no dia 28 de maio, tem show de Jorginho Gomez e Fruta Quente, sempre das 19h às 20h30.

Vale Música Belém traz mais uma série de apresentações on-line. No dia 17, os alunos de violino de Andrei Matos trazem Cantabile, de  N. Paganini. Já na segunda, dia 24/5, eles apresentarão Meditação de Thais, de J. Massenet. E, fechando o mês, os alunos de clarinete do professor Claudionor Amaral, com acompanhamento do pianista Jessé Piñon, apresentarão Concertpiece n.1 Op.113, de F. Mendelssohn. A programação pode ser conferida na página do Facebook e canal do YouTube (Plano Anual de Atividades FAM III).

O projeto Grandes Músicos para Pequenos apresenta a segunda live do ano em parceria com o Diversão em Cena. Com direção de Diego Morais e roteiro e apresentação de Pedro Henrique Lopes, o programa vai exibir no dia 16 de maio, às 16h, o espetáculo inédito "Playground do Grandes Músicos para Pequenos" e quadros divertidos para toda a família. A exibição será pelo Facebook do Diversão em Cena e pelo Youtube da Fundação Arcelor Mittal.

Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagens).