Escritora e contadora de histórias tem seu trabalho incluso no projeto “Ler pra Valer"




O Governo do Município de Capanema, através da Secretaria Municipal de Educação-SEMED, está desenvolvendo o projeto “Ler pra Valer” nas escolas da rede municipal, destacando a literatura como ponto de partida para o incentivo à leitura, juntando autores, gestores e profissionais da educação num trabalho destinado aos alunos atendidos nas zonas: urbana e rural.

O projeto, desenvolvido pelo Departamento de Ações Especiais-DAE, vinculado a SEMED, visa dinamizar o fator leitura, junto aos alunos, sendo que eles tem ao dispor, livros para serem efetuadas pesquisas e assim, performarem o conteúdo de acordo com o que for definido pelos professores na sala de aula.

O encontro para a apresentação do livro: “Histórias quase verdadeiras de pescador” autoria da Escritora e Contadora de Histórias, Cleni Guimarães, integrante da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal de Ensino fundamental Maria Natividade. A literatura é um reforço para os estudos didáticos, tendo nas histórias escritas por Cleni, um manancial formado por detalhes que ela criou, baseando-se em contatos diretos com os pescadores e com alguém que conhece como eles desenvolvem as suas tarefas laborais.

No evento, estiveram presentes, representantes do setor educacional, liderados pela professora Marcia Resueno-Secretária Municipal de Educação; Claudionor Moreira-Vice-prefeito de Capanema, representando o Poder Executivo, além de outros profissionais, convidados e autoridades. Para acompanhar a acadêmica Cleni Guimarães, a ACLA contou comas presenças de: Paulo Vasconcellos-Presidente, Rosilda Dax-Secretária e Conceição Maciel-Tesoureira, além da homenageada, Cleni Guimarães.

Motivação é a palavra presente em todos os aspectos e por tudo isso, juntar os setores: Educação e Cultura, promove uma verdadeira integração que faz ressoar vozes que poderão ser multiplicadas, após o apuramento do que for desenvolvido na sequência do projeto Ler pra Valer, iniciativa louvável e merecedora de retumbância. O empenho dos organizadores e o apoio da gestão, também são atos meritocráticos, porque alimentar a Educação com qualidade e zelo, acumula somatória de triunfos.

Fonte: Jornal de Capanema
Edição: GW
Texto: Paulo Vasconcellos – Da redação do JC
Fotos: Divulgação
















Nenhum comentário