Projeto social 'Zé Livrório' anima entidades beneficentes

Iniciativa tem o intuito de levar cultura e o prazer da leitura para jovens carentes




Apaixonado pelo São João, forró, literatura, culinária e diversos elementos da cultura nordestina, o “Zé Livrório”, interpretado pelo professor Cristóvão Cerqueira, levou muita animação ao Lar da Criança, em Vila Laura, na terça-feira. 

O projeto Itinerante de Educação, criado com o intuito de levar cultura e o prazer da leitura para jovens carentes, promoveu  uma tarde com muitas brincadeiras juninas, show de forró comandado pelo sanfoneiro Agni Gabriel, espetáculo de mágica com Chico Leitura e a famosa “Kombi-Biblioteca”.

“O nosso objetivo maior é servir leitura para as crianças, priorizando a literatura infantil. A gente ganha o livro de doações, entrega nas escolas, instituições, e não podemos deixar o livro parado, tudo isso aliado a muita música e diversão”, afirma o professor, que dá vida ao personagem há mais de 20 anos.

 

Cristóvão revela que sempre desejou levar a arte para fora das salas de aula. Foi então que, em 1997, decidiu conciliar suas paixões e colocar em prática seu projeto. O educador comprou uma kombi, que foi transformada em uma biblioteca. E, a partir daí, a mágica viagem pela leitura foi iniciada por diversas comunidades. 

“É uma sensação de uma missão de contribuição que estou cumprindo, e estou impressionado com o retorno, é muito gratificante. Porque é tudo de forma bem leve, bem tranquila. Eu costumo dizer para o meu parceiro Chico Leitura que a gente vai tocando o barco sem saber o que vem amanhã. Esses momentos são maravilhosos”, celebra.

Além do Lar da Criança, Zé Livrório e sua turma também promoveram a alegria da galerinha assistida pela Organização de Auxílio Fraterno (OAF), na Liberdade. Hoje, a iniciativa estaciona no Lar Pérolas de Cristo, Paripe, e, em seguida, no GACC-BA (Grupo de Apoio à Criança com Câncer), em São Rafael. 

“Não sabemos o número exato de instituições visitadas, mas certamente mais de 30, 40 instituições, no interior da Bahia. Aqui em Salvador está sendo muito bacana. É a primeira vez que estamos aqui, a gente espera retornar, pois está tão bacana diversificando em outros locais que não tínhamos alcançado. É um trabalho bem regional”, pontua.

 

Ana Paula Veloso, coordenadora de marketing do Salvador Shopping, parceiro do projeto, enaltece a relevância da ação para a inclusão e o desenvolvimento dos jovens contemplados. 

“Este projeto tem o intuito de levar conhecimento e cultura para as crianças, agregar conhecimentos, com o acesso à leitura com personagens carismáticos para alegrar ainda mais as crianças”, destaca. 

*Sob supervisão da editora Kenna Martins

Com informações: A tarde


Fonte: Jornal Maria Quitéria - Feira de Santana/BA



Nenhum comentário