Hoje é dia de São João e então, vamos acender a fogueira


 "A fogueira está queimando em homenagem a São João/O forró vai começar/Vamos juntos, arrastar, virtualmente o pé no salão"...



O fogo arde, mas a lenha que uso para modelar a minha fogueira, tem um calor suavizado pela tradição junina e o dia em homenagem a São João, lembra-me a roça, o terreiro ou o salão.

A roupa de chita, os candeeiros nos quatro cantos das paredes, o forró ao som da vitrola, os foguetes, pé-de-moleque, licor e mungunzá. Tudo isso coincide com a época e o clarão da fogueira reflete sentimento de emoção, relembrando velhos tempos em que as ruas da minha cidade eram ornamentadas de ponta a ponta, com bandeirinhas, fogueiras e terreiros dançantes, muitos deles construídos por famílias que se juntavam para festejar alegremente.

Hoje, a quadra junina é lembrada por muitos, sobretudo aqueles que costumam dançar o xote, o xaxado, o forró e o baião. Relembro com saudade a época mais alegre do ano em homenagem a Santo Antônio, São João, São Pedro e até São Marçal, festejado dia 30 de junho e muita gente fazia fogueiras usando paneiros de guarimã, como forma de finalizar a quadra junina.

Os casamentos na roça, os boi-bumbás e cordões de pássaros, também fazem parte do folclore junino e representam saudosismo. Vamos balançar os nossos corpos ouvindo as músicas, tomando mingau de milho, comendo bolo de macaxeira e curtirmos os folguedos juninos com entusiasmo e segurança.

Traz a paçoca, mulher, que eu quero ver o forró estrondar nas aparelhagens sonoras e lembrar do tempo em que as festas iam até o sol raiar.

Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, paraense de Capanema
Imagem: Divulgação

Nenhum comentário