34º FIMUPA traz a Belém grandes nomes da música nacional e internacional

O evento promoverá concertos gratuitos e também a preços simbólicos, entre os dias 5 e 13.

Pianista ucraniano Vitaly Pisarenko, vencedor do Concurso Internacional de Piano Franz Liszt, em 2008. (Nathalie Lafranchi/ Divulgação)

O Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) chega à 34ª edição com 22 com concertos de atrações locais, nacionais e internacionais, como o violinista suíço Geza Hosszu-Legocky ('Gezalius'), o pianista ucraniano Vitaly Pisarenko e o duo russo Sergey Kolesov (saxofone) e Elena Grinevich (piano), considerado um dos melhores do mundo em música de câmara. A programação inicia no próximo sábado, 5, e vai até o domingo, 13, com concertos pagos no Theatro da Paz e gratuitos na Igreja Santo Alexandre e na Sala Ettore Bosio do Instituto Carlos Gomes.

Outras atrações internacionais do 34ª Fimupa serão o quarteto de cordas Beo String Quartet, dos Estados Unidos, que se apresentará com a pianista paraense Nathália Kato; o pianista ítalo-americano Paolo André Gualdi; e o conjunto de música de câmara Amici Ensemble, com músicos do Brasil, Estados Unidos e Rússia.

Já as atrações de renome nacional Quarteto Atlântico, do Rio de Janeiro; a violinista Priscila Rato; o Noneto Amazonas, do Amazonas; o quarteto Camargo Guarnieri e os maestros Abel Rocha e Roberto Tibiriçá, esses de São Paulo; além das pianistas Estefan Iatcekiw, do Paraná, e Maria Helena Andrade, do Pará, sendo que a última vai apresentar o recital solo e lançar o novo álbum “Miscelânia Brasileira” dentro da programação do festival.

Os grupos artísticos de Belém também terão espaço no Fimupa, como o Duo Pagliosa-Gomes, o Quarteto Carlos Gomes Belém, os grupos de percussão Economic Quartet/ Banda Bora?, o Bakari Trio, o trio Toccata Brasilis, além da Filarmônica Multiarte da Amazônia (Filma) sob a regência da maestrina Cibelle J. Donza, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) com a regência de Miguel Campos Neto, Orquestra Jovem Vale Música (OJVM), Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes e Amazônia Jazz Band com regência Eduardo Lima.

Também haverá concertos da Orquestra do Festival, que é formada por todos os músicos solistas e convidados que participam do festival, e que irá tocar em uma grande orquestra no Theatro da Paz.

Programação:

O Theatro da Paz receberá as seguintes atrações: Neste sábado, 5, às 20h30, Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP) com rência de Miguel Campos Neto e solista Paolo André Gualdi (piano); no domingo, 6, às 11h, Amazônia Jazz Band com regência de Eduardo Lima, e às 20h30, Orquestra Jovem Vale Música (OJVM) com regência de Abel Rocha e solista Priscila Rato (violino); na segunda, 7, às 20h30,

Noite da Percussão com Grupo de Percussão do IECG, Coro Carlos Gomes e solista Aquim Sacramento (percussão); na terça, 8, 20h30, Vitaly Pisarenko (piano); na quarta, 9, 20h30, Amici Ensemble; na quinta, 10, 20h30, Geza Hosszu-Legocky (violino) e Tony Yang (pianista); na sexta, 11, 20h30, Duo Kolesov Grinevich (saxofone e piano); no sábado, 12, 20h30, Orquestra do Festival com regência de Roberto Tibiriçá e solista Estefan Iatcekiw (piano); no domingo, 13, 11h, Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes com regência Anielson Ferreira, maestro assistente  Cleyson Ataide Pitthy e solista Adnelson Azevedo (trombone), e às 20h30,   Orquestra do Festival com regência de Roberto Tibiriçá e solista Estefan Iatcekiw (piano). Os concertos no Da Paz custarão R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e estão à venda exclusivamente na bilheteria do teatro.

Já a Sala Ettore Bosio receberá as atrações, sempre às 12h: na segunda, 7, Duo Pagliosa- Gomes; terça, 8, Quarteto Carlos Gomes Belém; quarta, 9, Economic Quartet/ Banda Bora; quinta, 10, Quarteto Atlântico; e sexta, 11, Bakari Trio.

E a Igreja de Santo Alexandre receberá, sempre às 18h: no domingo, 6, Maria Helena Andrade (piano); na segunda, 7, Noneto Amazonas; na terça, 8, Beo String Quartet  & Nathália Kato (piano); na quarta, 9, Quarteto Camargo Guarnieri; na quinta, 10, Orquestra Filarmônica Multiarte da Amazônia (Filma) com regência de Cibelle J. Donza; e na sexta, 11, Toccata Brasilis.

Fonte: O Liberal

Texto: Cultura