Escritora de Capanema participa de evento literário em Bragança

1° Semana do Livro e da Biblioteca

Entre os dias 03 e 08/11 aconteceu na cidade de Bragança, a 1° Semana do Livro e da Biblioteca, um evento que movimenta a esfera educacional no âmbito do livro, da leitura e da escrita como fatores de ensino e aprendizagem, assim como formadores de opiniões e de cidadãos críticos e sabedores de seus direitos e deveres. O evento é coordenado e organizado pela Biblioteca Pública Municipal de Castro e Souza e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Bragança, da Secretaria Municipal de Cultura, Desportos e Turismo, entre outros.

Em todos esses dias, acontecerão atividades voltadas para a contribuição da Biblioteca na sociedade, como rodas de conversas com professores, psicólogos, escritores paraenses e outras atividades, todas voltadas para o ambiente da Biblioteca, escolar e social, um olhar para a escola e para além dos seus muros.
No sábado (05/11) aconteceu no auditório da Casa da Cultura, anexa à Biblioteca Municipal de Bragança, uma roda de conversa com papos alternativos de autores bragantinos e/ou paraenses, entre eles, Giroto Brito, Mariângela Pamplona, Eliana Ramos, Keyla Gatinho, Mário Célio, Manoel Ramos e a autora capanemense Conceição Maciel, acadêmica da Academia Capanemense de Letras e Artes- ACLA.

Pensar a Biblioteca como agente formador de opinião e incentivador da cultura da leitura, de fato, nos permite dizer que também é um lugar de aprendizagem, posto que abriga um acervo variado de opções de leituras onde a comunidade vai em busca de ler como entretenimento, pesquisar, pensar a realidade e obter conhecimentos.

Thiago Rosa, Bibliotecário responsável juntamente com a equipe da Biblioteca, organizaram este grande evento em homenagem ao dia da Biblioteca (24/10) e dia nacional do Livro (29/10) chamando a atenção para a literatura local e movimentando escolas e público cativo, sendo uma grande oportunidade de discutir sobre a importância da Biblioteca e do Livro levando a "leitura e a escrita" a serem as grandes protagonistas neste grandioso e importante projeto, sendo estes fatores um desafio para pais ou responsáveis, bibliotecas, editoras e profissionais da Educação.

Sendo assim, é de responsabilidade da família, escola e outros, desenvolver e incentivar hábitos permanentes de leitura, não é tarefa fácil, principalmente com o advento das novas tecnologias, mas pode ser um processo lento e gradativo, que começa em casa, aprimora-se na escola, em ambientes propícios e durante toda a vida.

A leitura pode ser influenciada e posteriormente influenciadora, mas para isso, é preciso ter algo ou alguém como exemplo ou como incentivador para que de fato, possamos formar leitores assíduos seja no lar, na sala de aula, na Biblioteca ou em outro ambiente.

Parabenizar os organizadores do evento é necessário e, que seja exemplo para outras cidades desenvolverem projetos que busquem incentivar e mostrar a importância da Biblioteca, da leitura, do livro, da escrita e dos escritores.

Parabéns à Biblioteca Castro e Souza! Viva a Biblioteca!
Viva o Livro! Viva o Escritor! Viva a Literatura!
Ler é aventureiro, maravilhoso e libertário.

Texto e fotos: Nathália Maciel
Professora- formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA)
Fonte: Página Trechos