Interior do Pará em Destaque

Edição: PH

Dnit não se apresenta para resolver o problema da BR-
308, a 'pista da morte'



A rodovia BR-308, que dá acesso à cidade de Bragança, apelidada não sem sentido de 'pista da morte', continua sendo palco de inúmeras tragédias, com acidentes de trânsito devido à falta total de acostamento em ambos os lados da pista. O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) se mantém indiferente a tantas queixas e manifestações populares ocorridas a cada morte, em sinal de protesto, que até agora têm sido feitas em vão.

Diante do descaso do setor competente do Dnit para resolver o problema, quem está sempre 'dando a cara ao bofete' no local dos acidentes são os agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que tem a responsabilidade de fiscalizar o tráfego, mas não tem condições de estar em todos os locais ao mesmo tempo. Mas de tantos atos semelhantes repetidos, suas ações também já viraram rotina e prática na missão de acalmar os ânimos, desobstruir a estrada e deixar o local com a certeza de que a próxima ocorrência se demorará. É bem verdade que a construção de acostamentos na BR-308 não consiste apenas em limpar a beira da pista com trator, mas também aterrar trechos onde existem acentuados declives marginais à pista. Mas todo o custo que a obra vier a exigir com certeza não será, nem de longe, mais valioso do que nenhuma das centenas de vidas humanas que já foram ceifadas ali.



Ufra em Capanema
Estudantes de Capanema comemoraram na última sexta-feira uma espécie de lançamento da pedra fundamental da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no município, com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, incluindo o estafe da própria Ufra. O ar de desconfiança no bom e ágil processo para funcionamento da universidade em Capanema, por outro lado, é indisfarçável no meio da comunidade estudantil, haja vista o que aconteceu com o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) na cidade, que até hoje ainda não recebeu a extraordinária estruturação prometida quando da sua inauguração há quase dois anos.



Promessa é dívida
A estrada PA-324, que começa em Santa Maria do Pará e encontra-se com a PA-124 na direção de Salinópolis, volta ao seu estado precário de tráfego em conseqüência das chuvas na região, precisamente no trecho de 18 quilômetros que vai desde a vila de Santa Luzia até no distrito praiano de Japerica, ambos no município de Pirabas. Esse pedaço de estrada até hoje ainda não recebeu asfalto, em que pesem as dezenas de promessas feitas por diversos governantes. A última dessas promessas foi da ex-governadora Ana Júlia Carepa, que para não fugir à regra também não cumpriu a palavra. Repetiu apenas o que já havia dito quatro anos antes, o então candidato vitorioso ao governo do Estado, Simão Jatene, que agora volta ao poder com a chance de se redimir perante milhares de eleitores seus, que habitam mais de dez vilas ao longo do trecho-cenário de tantas novelas de finais infelizes.


Fonte: Amazônia Jornal, Coluna Pé na Estrada - Por Manolo Alves

Nenhum comentário