Coluna do PV - Notícias da Atualidade




Salve-Salve amigos leitores!
Ministério Público do Estado, através da Promotoria de Justiça de Capanema, começou o ano fazendo recomendações a diversos setores, instituindo prazos para serem concertadas as irregularidades constatadas pelo Órgão. As matérias estão postadas na versão eletrônica do JC, para acompanhamento de qualquer pessoa.

Mais recomendações  -  É bom lembrar que os prazos vão se expirando e os casos ficando no esquecimento . A população tem total liberdade para cobrar os resultados e então, vale a pena lembrar.

Assessores  - Na surdina, o Poder Legislativo Municipal esteve reunido em sessão extraordinária para ser discutido o assunto sobre o número de assessores para os vereadores. De acordo com Rubens Anselmo, vice-presidente da CMC, os parlamentares vão ter apenas 1 assessor, para contribuírem nos serviços que eles desempenham.

Igreja inaugurada - A cidade conta com mais uma congregação da Assembleia de Deus. Trata-se da Igreja Mãe – CIMAD, inaugurada dia 25, em templo construído na Rodovia BR-308 nº1118, sob a presidência do Pastor Hélio Dória.

Ouvinte benfeitor - A diretoria da Rádio Antena C, instituiu forma imediata para a manutenção da emissora, buscando condições de sustentabilidade, pois os custos são muito altos e a comunidade precisa continuar se servindo da emissora. Foi lançado um projeto “Benfeitor”, que cadastra pessoas contribuintes, sendo a arrecadação feita através de um carnê e os valores ficam a critério de cada Benfeitor. Quem tiver interessado em contribuir com a rádio, pode fazer contato com a recepção no telefone (91) 3462-4060, falar com  Solange.
A arte de Didi -  O amadurecimento de um artista é notado pelas obras que ele se dispõe a fazer e sempre que encontra tempo, o chargista Djalma Maciel, (Didi) rabisca e cria grandes obras, muitas delas postadas nas versões impressa e eletrônica do Jornal de Capanema. O artista é reconhecido por seu trabalho e recebe aplausos por onde anda.

Novo Livro - Entre tantas obras já editadas, destacando o “Barão de Capanema”, o escritor Djalma Durval de Mello, informou a Coluna que por todo o primeiro semestre deste ano, vai fazer o lançamento de mais um trabalho literário. Trata-se de uma obra que vai contar a história de vida do cidadão e político Eslon Aguiar Martins, prefeito de Capanema, reeleito para mais um mandato.
Sem espaços  - “Está provado pelo mapa”, como é dito o adágio popular, que o plenário da Câmara Municipal de Capanema é desprovido de espaços para grandes eventos e a prova maior, foi constatada na cerimônia de posses que aconteceu no primeiro dia deste ano. Está provado também que a cidade de Capanema precisa com urgência de um Centro de Convenções, pois só assim, poderá receber público com maiores proporções.

Recursos  - Ao começar seu novo mandato, o prefeito Eslon Martins (PR), precisa recorrer aos deputados que obtiveram  bastante votos em Capanema, para pedir emendas com recursos a serem empregados na infraestrutura do município. Os recursos precisam ser pedidos aos deputados eleitos na Região, que prometeram e agora o prefeito precisa cobrar com veemência. A população também deve acompanhar  e cobrar, pois promessa é dívida.

Escola Profissionalizante  - Um dos pedidos que o prefeito precisa fazer aos deputados é a instalação de uma escola profissionalizante em Capanema, para a formação de jovens que queiram ingressar no mercado de trabalho, tendo uma profissão definida. Em tempos passados muito se debateu sobre o CEFET , mas este instrumento contemplou a cidade de Bragança e com isso, Capanema ficou para trás.

Núcleo do Senac  -  Assunto que precisa ser debatido no parlamento capanemense, uma vez que Capanema  não conta com espaço físico para o funcionamento do Senac, órgão que tem contribuído sobremaneira na formação de jovens em parceria com a CDL.

Desafios  - Em meu programa de rádio sugeri aos vereadores, a defesa de um requerimento subscrito por todos, solicitando a instalação do Senac. Até agora, somente a vereadora Eliane Leal mostrou-se interessada e afirmou que vai defender proposição para esse fim.

Empurrão - As anedotas são trunfos dos contadores que escolhem temas para direcionarem suas histórias e as frases se encarregam de dar conotações a tudo. Na política, por exemplo, dizem os mais entendidos: O que não acontecer com facilidade, precisa ser resolvido no tranco. Sendo assim, quando o assunto precisar ser conotado de forma coletiva, é preciso serenidade, para que os atrapalhos não fluam de forma prejudicial. 

PARAFRASEANDO: “Quando o vento forte sacudir a cabeleira, as tranças vão vagar com  frenesi”.

FRAGMENTO POÉTICO: “Minha capacidade é quem diz/posso não ser o bom trovador/mas sei que sou eterno aprendiz”. – Palavras do Poeta.

LER PRA CRER: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.” (Mateus 24,35)

SAUDAÇÃO:  Dedico ao engenheiro Daniel Travassos da Rosa Costa,  proprietário do Shopping Pérola, empresa parceira do JC.

“Os sábios são majestosos por suas atitudes ao usufruírem de  grandes filosofias”. (PV).

Paz e Luz!
Assim Seja!