Recordar é Viver - Crônica de Hugo Antonio Ferrari (in memoriam)




Elogiar é ato de merecimento e receber elogios está na mesma linha. Não devemos cobrar elogios, mas quando recebermos, precisamos estar conscientes de que realmente nosso coração ganha massagem especial. O autor do texto abaixo, o saudoso Hugo Ferrari é merecedor de todos os elogios, pois quando esteve na vida terrena, foi correto em suas atitudes e  obteve reconhecimento por todos os seus atos. O texto é reflexivo e eu recomendo sua leitura. (PV).

ELOGIAR FAZ BEM    


Segundo o psicólogo Arthur Nogueira, a terapia do elogio - tanto para quem o faz e recebe - produz benefícios surpreendentes ao corpo e a alma, porém, desde que seja sincero, sem qualquer outro interesse, a não ser aquele de reconhecer no semelhante suas boas qualidades.
Não há quem não goste de um elogio sincero! Amacia o ego de qualquer pessoa.
O elogio, não pode ser feito contaminado de inveja. Precisa ser autêntico e despretensioso.
Existem inúmeras maneiras de se elogiar. Na maioria das vezes, são pequenos gestos e atitudes que ocorrem no nosso dia-a-dia.
Já a crítica, ela é importante, contanto que ajude o outro a crescer. Muitos criticam pelo simples desejo de criticar sem nada acrescentar para melhorar as coisas. 
Mesmo que alguém critique por não gostar de determinada pessoa, tenha pelo menos a humildade de reconhecer seus dotes.
Ninguém é totalmente desprovido de qualidades que não tenha um elogio a receber, por menor que seja.
Não há idade para se elogiar. Todos nós somos dignos de receber um elogio.
Até mesmo uma criança de poucos meses de vida já percebe quando está sendo acariciada, elogiada. O seu sorriso é o reflexo da sua alegria.
A nossa existência é formada por fatos que marcaram a passagem do ser humano por esta Terra. Uns bastante agradáveis. Já outros, nem tanto.
Elogiar, sem dúvida, pode representar momentos de muita felicidade para tantos.
Procuremos, então, trazer para a nossa vida exemplos dignos, para que assim, possamos construir uma sociedade mais feliz, onde cada um possa reunir condições dignas para receber elogios. 
Garanto que se todos praticassem o elogio ao seu próximo - por este ou aquele motivo, bem como aos seus familiares - o nosso mundo estaria bem mais humano, combatendo assim a agressividade que gera violência e desamor, tudo em consequência da falta de mais reconhecimento e amor perante as boas ações.


Autor: Hugo Antonio Ferrari, de saudosa memória.