Coluna & Colunistas - A opinião de Carlos Ferreira




De volta
o Parazão 2013 tem o clássico REXPA, como maior acontecimento do mês e nada melhor do que acompanharmos notícias através da Coluna de Carlos Ferreira. (PV).

Rafael Oliveira ou Leandro Cearense, quem será o cara?
          Rafael Oliveira começou a carreira em 2008 e Leandro Cearense em 2009. De lá para cá ninguém fez mais gols que eles no futebol do Pará. Juntos, fizeram 107 gols nas cinco últimas temporadas. E mais 12 por clubes de fora. Em 2011 travaram duelo empolgante pela artilharia. Leandro fez 21 pelo Cametá e Rafael 19 pelo Papão. Dos dois, quem será o 'cara' no Re-Pa?
         
O bicolor Rafael Oliveira, 25 anos, tem 63 gols pelos times paraenses: 52 pelo Paysandu, 6 pelo Ananindeua e 5 pelo São Raimundo. Fora: 1 pelo Salgueiro/PE, 1 pelo São José/RS e 1 pela Portuguesa de Desportos. Passou em branco pelo Boavista/RJ e pelo Oeste/SP. 66 gols em toda a carreira profissional. O azulino Leandro Cearense, 27 anos, fez 44 gols pelos times paraenses: 1 pelo Santa Rosa, 11 pelo Abaeté, 3 pelo Vila Rica, 23 pelo Cametá (Parazão e Série D), 3 pelo Santa Cruz de Cuiarana, 3 pelo Remo. E mais: 3 pelo Vila Nova/GO e 9 pelo Cuiabá/MT. Total: 56 gols.
         
Os dois atacantes se assemelham no porte físico e até no estilo de jogo. Ambos fazem bem o serviço de pivô, têm boa arrancada, bom cabeceio e a mesma mobilidade. Neste campeonato, porém, Rafael Oliveira está mais presente. Esteve em todos os jogos do Papão e fez 9 gols, enquanto Leandro Cearense esteve em sete jogos (somente duas vezes como titular) e fez 3 gols.  

Culto aos músculos, o segredo de Val Barreto
          O que explica a incomum força física de Val Barreto? Fiz essa pergunta ao próprio atleta. Ele atribuiu uma cota à genética, mas destacou sua dedicação às atividades de musculação. Disse que na academia faz trabalho diferenciado, pela estrutura muscular acima do normal para um atleta de futebol. Mas fez questão de dizer também que jogou futsal dos 7 aos 15 anos, quando acumulou virtudes que o ajudam muito no futebol.
        
Matogrossense de Rio Brilhante, 27 anos, Val Barreto é admirado no Baenão pela dedicação ao trabalho. Ele justifica citando a mãe, dona Leodora, e os irmãos que dependem do que ele ganha no futebol. O atacante saiu de casa aos 15 anos para ser jogador. Passou 6 anos no J. Malucelli/PR. Depois, Mirassol/SP, Santa Cruz/PE, Águia Negra/MT, Serra/ES, Imperatriz/MA e Ypiranga/PE. Mas é no Remo que está vivendo o apogeu, como xodó da torcida. Val Barreto diz que por onde passou sempre rendeu mais nos clássicos e que o Re-Pa é o jogo que mais o entusiasmou. 


Catracas com alta tecnologia para o Mangueirão
           Em breve, provavelmente em março, a Seel vai publicar edital para licitar a compra de catracas para o Mangueirão. É o que informa à coluna o secretário de esporte Marcos Eiró, acrescentando que se trata de  equipamento de alta tecnologia, com recursos que vão contribuir inclusive no trabalho da Polícia. Mas não é possível dizer quando a compra será feita, por causa da grande burocracia das operações comerciais para o poder público.
         
O sistema de catracas do Mangueirão foi desativado há mais de três anos. Desde então, os clubes pagam aluguel de equipamento de empresas, como é o caso da BWA, que atende atualmente. 

Fonte: Portal ORM