Renovação como esteio do Legislativo


Crônica da atualidade  -  Por Paulo Vasconcellos

A constituição  politica do município de Capanema, reserva pontos que merecem ser detalhados por circunstâncias que envolvem agentes representantes de várias camadas sociais, entre eles, os vereadores, principais atores do Legislativo. A propósito, o número de cadeiras foi aumentado, de acordo com a Constituição Federal que se baseia no número de habitantes de cada município. Os 15 vereadores que agora fazem parte do Legislativo de Capanema, tem responsabilidades coletivas para defenderem os interesses da população, formando o esteio central de sustentação das vigas concretas da política, pois são os parlamentares  que defendem e aprovam as matérias inseridas nas pautas das sessões ordinárias.
Considerando o Poder Legislativo como principal esteio, são creditadas confianças nos representantes, que em Capanema o grupo é formado por 12 homens e 3 mulheres. Os discursos em época de início de mandato são voltados para a independência dos poderes, mas há sempre a preocupação para que um poder não seja subserviente ao outro. Para isso não acontecer é preciso que haja cautela, pois quando são debatidos questionamentos formalizados pelos grupos, aparecem as divergências no campo das ideias, consideradas  ordem natural, sobretudo no que diz respeito a conclusão dos pensamentos de cada ator.
O ano começa com perspectivas de equilíbrio nos comportamentos dos poderes Executivo e Legislativo, pelo que foi demostrado na cerimônia de posse que ocasionou na escolha do vereador Pedro Abraão, presidente do Legislativo, eleito para o biênio 2013/2014. Pelos acontecimentos, por ocasião das posses, tudo indica que os poderes vão caminhar pelo lado harmônico, salvo qualquer ação atípica. Sendo assim, a viga do entendimento foi erguida e reforçada por estais que devem fortalecer a configuração política durante os 4 anos de mandatos dos vereadores que compõem a Câmara Legislativa do Município de Capanema. Que os ventos bons refresquem as mentes dos agentes políticos e o legislativo, principalmente, consiga andar no prumo sem sair da linha.

Editorial da edição 498 da edição impressa do Jornal de Capanema.