Capela Pombo, em Belém, será vendida para UFPA




Todos os patrimônios tombados e que apresentam sinais de ruínas  precisam de restauração. O mais importante nesse contexto é a consciência, razão pela qual os governos são os principais mantenedores das ações em favor do patrimônio histórico. Bem que em Capanema poderia haver movimento para a preservação dos poucos patrimônios, mas infelizmente ... (PV)


A Capela Pombo, localizada na travessa Campos Sales, no bairro da Campina, será vendida para a Universidade Federal do Pará (UFPA).
.A construção, atribuída ao arquiteto Landi, é do século XVIII e pertence à família Pombo. Augusto Pombo explica porque o patrimônio será vendido. "Por falta de recursos. Eu não tenho como manter a capela e fazer a restauração. Essa foi uma decisão tomada junto com as minhas filhas", diz.
O proprietário informa que procurou um engenheiro para realizar a reforma, mas o valor era muito alto. "Depois, fui procurado pelo Iphan, que se prontificou a disponibilizar a verba e eu ficaria com a manutenção, mas eu não aceitei", diz Augusto.
Foi quando o arquiteto Flávio Nassar, da Universidade Federal do Pará (UFPA), entrou em contato com o proprietário. "Fizemos as primeiras negociações e hoje existe um processo na universidade, que já deve estar em fase final para a UFPA comprar", informa.
A capela tem dez metros de fundo por sete de frente. Mas atrás do altar existe um terreno de 30 metros.

Fonte: G1/Pará