Abre alas para os foliões do bloco do Parazão




O carnaval paralisa as atividades do futebol paraense, para serem formadas as Comissões de Frente dos quatro Semifinalistas do Primeiro Turno, equivalente a Taça Cidade de Belém, que começam a decidir quem vai ser o grande campeão do desfile envolvendo representantes da capital e do interior.
         No Clube do Remo, o mestre-sala Flávio Araújo, aposta nas alegorias momescas que devem decorar as arquibancadas com as presenças dos foliões da “Fenômeno Azul”. Do outro lado da Avenida Almirante Barroso, os tamborins esquentam e Lecheva comanda a bateria bicolor, que tem afinação cada vez mais orquestrada por acordes e o samba enredo decorado na ponta da língua.
         Outras agremiações que também entram na batalha de confetes em busca de surpreenderem seus concorrentes são os blocos formados por São Francisco de Santarem, o “Leão Mocorongo” e o Paragominas, considerado como o “Jacaré do Norte”. Formados os quesitos com o abre alas e a comissão de frente, cabem aos julgadores, avaliarem quem está em melhor performance para conquistar a Taça Cidade de Belém, que ficará em sua galeria. Sendo assim, o novato Flávio Goiano tem o desafio de dar a sincronia em tom de sinfonia aos foliões do Paragominas, cabendo a Osvaldo Monte Alegre a incumbência de manter o entrosamento franciscano, para tentar conquistar a vaga na grande final. Os corredores da folia estão formados e quando os estádios reabrirem suas portas, espetáculos vão definir qual é o maior show da terra, no meio de uma gente tão modesta.
 
*O autor é cronista esportivo em Capanema.