Cinema Olympia comemora 102 anos

Os 102 anos do Cinema Olympia serão comemorados hoje, com show do grupo O Charme do Choro e apresentação do espetáculo A Dança Na 7ª Arte, com dançarinos da Companhia de Dança Lana Santos coreografando trilhas sonoras de filmes. Na ocasião, também haverá exibição do filme mudo "Lírio Partido", de 1919, com direção de David Wark Griffith. A exibição terá o acompanhamento musical do pianista paraense Paulo José Campos de Melo. Superintendente da Fundação Carlos Gomes, ele trabalhou durante quase duas décadas como diretor musical de alguns dos mais importantes teatros europeus. A programação começa às 18 horas, no Cinema Olympia, com entrada gratuita.
LÍBERO LUXARDO
O Cine Líbero Luxardo exibe hoje o documentário brasileiro "O renascimento do parto", com entrada gratuita. As sessões acontecem até domingo, dia 27, sempre às 19 horas. A entrada é gratuita. A realização é do Governo do Estado do Pará, por intermédio da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, com apoio de Humaniza - Belém.
"O renascimento do parto" reflete sobre a atual realidade médica e obstétrica mundial, levantando questionamentos éticos a respeito do número de cesarianas e partos com intervenções traumáticas. Alguns especialistas relatam suas experiências e questionam a opção médica dominante na hora do parto, além de outros elementos científicos que envolvem o futuro do homem.
UEPA
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) apresenta nos dias 29 e 30 de abril, a 3º edição da mostra Cinema Pela Verdade, uma oportunidade aos acadêmicos e a comunidade externa de debater sobre a Guerrilha do Araguaia e o período da ditadura militar. Serão exibidos os documentários "Repare Bem", de Maria de Medeiros; "Camponeses do Araguaia - A Guerrilha Vista por Dentro", de Vandré Fernandes; e "Ainda Existem Perseguidos Políticos", produzido de forma coletiva pela ONG Acesso. A mostra ocorrerá no auditório do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no bairro do Telégrafo, sempre às 17h30. A entrada é gratuita.
ü Serviço
Comemoração dos 102 anos do Cinema Olympia
Show do grupo O Charme do Choro, apresentação do espetáculo A Dança Na 7ª Arte e exibição do filme mudo "Lírio Partido", com acompanhamento musical do pianista Paulo José Campos de Melo. A partir das 18 horas, no Cinema Olympia, com entrada gratuita.
- Exibição do documentário brasileiro "O renascimento do parto", no Cine Líbero Luxardo. Hoje, às 19 horas, com entrada gratuita.
- 3º edição da mostra Cinema Pela Verdade, nos dias 29 e 30 de abril, na Universidade do Estado do Pará (Uepa)

Fonte: O Liberal