Paraense cria 'Matapi ecológico'. Projeto captura apenas camarões grandes

Se o Governo  Brasileiro investisse 1% de recursos  que existem em fundos perdidos no Mercado Interno de Talentos, seguramente os valores culturais estariam no top de linha e não se reclamaria tanto da falta de oportunidades. A ideia dessa jovem abaetetubense precisa ser comprada pelo governo e virar patente do setor talento.   (PV)
Regiane é responsável pelo projeto de matapi ecológico (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)
Regiane é responsável pelo projeto de Matapi Ecológico (Foto: Caldeirão do Huck/TV Globo)
No quarto episódio do Jovens Inventores, que rolou neste sábado (29/03), a estudante Regiane, moradora da cidade de Abaetetuba, interior do Pará, teve seu projeto exibido para todo o Brasil através do Caldeirão do Huck. A menina recebeu 10 de todos os jurados pelo projeto 'Matapi Ecológico'.
Todo feito com material biodegradável, este artefato de pesca de camarões foi todo remodelado pela estudante para que apenas os camarões graúdos fossem capturados.
"Minha ideia de fazer esse projeto surgiu a partir do momento que identifiquei a pesca de camarões pequenos em minha comunidade e com isso o ciclo de vida dos camarões diminuía. Com o aumento do espaçamento entre as talas, aumentou a qualidade do camarão, ficando apenas os camarões grandes", contou Regiane.
E além de preservar a natureza, a implementação do projeto do Matapi Ecológico contribui para o desenvolvimento econômico local. Se antes os pescadores recebiam R$ 25 por cinco quilos de camarões pequenos vendidos nas feiras locais, hoje eles recebem R$ 40 por três quilos de camarões grandes.

Fonte: GSHOW