Orquestra faz concerto para crianças



Uma das novidades da temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz será a execução de um concerto dedicado ao público infantil. A apresentação inédita será no próximo dia 24, às 20 horas, no Theatro da Paz, com entrada franca e retirada de ingresso no dia do espetáculo, a partir das 9 horas.
O programa será composto por três obras: Carnaval dos Animais (Saint-Saens),Guia de Orquestra para Jovens (Britten) e Pedro e o Lobo (Prokofiev), todas originalmente compostas para crianças, como uma introdução ao universo dos instrumentos e da música orquestral. A apresentação contará ainda com narração e uma iluminação especial, que vai ajudar a identificar os instrumentos ao longo da execução.
Ouvintes de primeira viagem terão a chance de conhecer os instrumentos, sua função e interação na orquestra, de uma forma divertida. "Essas obras enfatizam o poder da música em imitar, descrever, dar vida a figuras e ações, expressar sentimentos ou, simplesmente, provocar prazer por meio de belas melodias, ritmos, harmonias e timbres", avalia o diretor artístico da Orquestra, Gilberto Chaves. "Na verdade, as crianças serão apresentadas, de forma didática, àquilo que, de alguma maneira, já tiveram contato, pois a música sinfônica está por toda parte, nos filmes, anúncios, desenhos animados, novelas, etc", completa João Augusto O´de Almeida, gerente de música da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Para o público habitual de concertos, será um retorno aos elementos básicos da orquestra, a chance também para esclarecer algumas dúvidas. "As pessoas estão convidadas a trazer seus filhos, netos e sobrinhos. É uma oportunidade única de expô-los a uma das maiores realizações humanas, algo que enriquece a formação de qualquer indivíduo. Entre essas crianças, certamente, estará a próxima geração do público de música sinfônica em Belém", acrescenta O’ de Almeida.
O concerto é uma realização da Secult em conjunto com a Academia Paraense de Música e terá regência de Miguel Campos Neto, com a participação do ator Paulo Fonseca, o Paulão, como narrador. As pianistas Ana Maria Adade e Adriana Azulay serão as solistas do Carnaval dos Animais, de Saint-Saens.

Fonte: O Liberal