Colunas & Colunistas - A Opinião de Carlos Ferreira



             Dimensões de campo interferem nos planos azulinos
        O padrão Fifa de dimensões de gramado (105 x 68) não vale para Marabá e Tucuruí. O Remo caiu numa sequência de trêsjogos em diferentes dimensões. Jogou contra o Gavião Kyikatejê, em Marabá, num campo de 100 x 65 ( 6.500 metros quadrados ).Uma semana depois jogou contra o Paragominas no Baenão, no padrão Fifa ( 7.140 metros quadrados ) e no próximo domingo vai encarar o Independente, em Tucuruí, nas medidas máximas permitidas, de 110 por 75 ( 8.250 metros quadrados ). Isso pode até não parecer importante para os torcedores, mas faz grande diferença para os jogadores no rendimento físico e nas funções táticas.
       Atento à metragem do Nagevantão, até porque comandou o Paysandu em Tucuruí, contra o Independente, em 2011, Roberto Fernandes está treinando o Remo num posicionamento defensivo diferente, por causa da largura do campo (sete metros a mais que o padrão). No sábado, vai comandar um providencial treinamento de adaptação no estádio de Tucuruí. Pela velocidade e por jogar pelos lados do campo, Thiago Potiguar está ganhando preferência no ataque. Roni é a outra opção de velocidade.
       



                                Raio X da Série C 2014
       Faltam 9 dias para a abertura da Série C, com Paysandu x Águia de Marabá no estádio Modelão, em Castanhal, com portões fechados, antecipado para o próximo dia 26. Este ano, além da Rede Brasil (no Pará, TV Cultura), o Esporte Interativo também transmite a competição desde as primeiras rodadas, além do Sportv a partir de decisão do acesso.  
       O Águia é um dos 15 clubes interioranos da Série C e o Paysandu um dos cinco clubes de capital. A competição, que vai começar no próximo dia 26 (sábado), irá até novembro. Mas o acesso à Série B de 2015 será decidido nos dias 11 e 18 de outubro, no cruzamento olímpico dos quatro primeiros do grupo A com os quatro primeiros do grupo B. A primeira fase será fechada dia 4 de outubro, definindo os oito classificados ao “mata-mata” do acesso e também os quatro rebaixados à Série D de 2015. Os 20 clubes estão assim distribuídos: Grupo A -Paysandu, Águia, Fortaleza, ASA, Botafogo/PB, CRB, Cuiabá, Treze, Salgueiro, Betim. Grupo B - Macaé, Guarani, Mogi Mirim, Madureira, Caxias, Duque de Caxias, Guaratinguetá, Juventude, Tupi, São Caetano.
       O Paysandu deve acrescentar quatro reforços ao time (dois laterais, um meia e um atacante), para a disputa da Série C. Os nomes podem ser anunciados na próxima semana. O Águia vai receber um time inteiro nos próximos dias e assumir o risco de ajustar o time dentro do campeonato. Ainda bem que haverá intervalo de 48 dias para a Copa do Mundo.



                                        Lyoto vai lutar no “calor” da Copa
         No UFC, a lesão do norte-americano Chris Weidman, próximo adversário de Lyoto Machida, coloca a decisão do título mundial dos médios no período da Copa do Mundo, dia 5 de julho, em Las Vegas. É uma feliz coincidência, já que em todo o mundo os astros do MMA são muito admirados pelos jogadores de futebol. Isso significa que Lyoto vai lutar no “calor” da Copa, com o apoio moral da Seleção Brasileira. Até o rei Pelé é fã de Lyoto. Edinho, filho do rei, mais ainda.
        Antes de subir ao octógono, no UFC 173, Lyoto será um torcedor ilustre no UFC 172, no próximo dia 26, em Baltimore/EUA, quando o brasileiro e seu amigo Glover Teixeira vai enfrentar o norte-americano Jon Jones.   




BAIXINHAS
* Culto evangélico programado para hoje, 9 da manhã, no Brasília. É o time do Distrito Federal buscando até mesmo fortalecimento espiritual para a decisão da Copa Verde, contra o Paysandu. Além de colocar ingressos à venda por um real, o Brasília está promovendo mobilização nas escolas e outras instituições para “arrastar” público à Arena Mané Garrincha, na segunda-feira. Se tiver êxito, pode bater o recorde de público da competição, estabelecido no Re-Pa: 26.582 pagantes.
* Na edição de terça-feira, citei os paraenses que sagraram-se campeões estaduais no domingo: Lucas e Paulinho no Londrina/PR, Giovanni Augusto e Raul no Figueirense/SC, Reis no Inter/RS. Faltou Anderson, o “Pará”, um menino de 18 anos, natural de Capanema, titular do Bahia na reta final do campeonato baiano. Na base do Remo ele era atacante. Virou lateral esquerdo ainda no Leão. Fez teste no Santos e emplacou no Bahia, onde tornou-se revelação do campeonato.
* Atacante Jayme, que os “sábios” do Remo liberam gratuitamente para o Fluminense, deverá aparecer num clube da Série B, cedido pelo clube carioca para ganhar rodagem. Jayme, artilheiro e melhor jogador da Copa Norte, ficou fora de quase toda a Copa do Brasil sub 20 por causa de lesão muscular. O Remo tentou fazê-lo moeda de troca na contratação de Thiago Potiguar e depois o descartou, absurdamente.
* Paysandu prometendo para hoje uma investida pela permanência do artilheiro Lima, talvez até com prorrogação do contrato até o final de 2015. A intenção é oferecer aumento salarial ao atleta, que está ganhando R$ 30 mil mensais na Curuzu e sendo assediado pela Chapecoense, que vai disputar a Série A.
* No ranking das Federações de Futebol, o Pará está no 12o lugar com 9.212 pontos. O 9o lugar é da Bahia com 20.902 pontos. A diferença de 11.690 pontos nega desde já a possibilidade de o título da Copa Verde elevar a FPF ao bloco das Federações que têm direito a duas vagas na Série D, inclusive porque a Federação Baiana também vai avançar na pontuação por ter dois clubes na Série A. Portanto, ao contrário do que alguns propagam, se o Paysandu for campeão da Copa Verde, não haverá benefício para o futebol paraense com segunda vaga na Série D 2015.
* Atacantes Leandro Carvalho (Paysandu) e Roni (Remo) se destacam como revelações do Parazão 2014. No interior, o lateral Fabrício (Cametá) chegou a se destacar no 1o turno. Agora, no 2o turno, quem chama atenção é o atacante Chaveirinho (Independente), autor de três gols e peça cada dia mais importante no time de Tucuruí. Chaveirinho é fruto da Tuna, levado por Lecheva para o Galo Elétrico.
* Ao estrear na Série B, amanhã, contra o Paraná, em São Luis, o Sampaio Corrêa vai fazer homenagem ao paraense Cabecinha, 62 anos, natural de Alenquer, um dos maiores ídolos da história do clube maranhense. Cabecinha, que brilhou também nos grandes de Belém e ontem recebeu o carinho de remistas e bicolores, vai dar o ponta-pé inicial do jogo Sampaio x Paraná. Muito justo!
* Campeonato Amazonense 2014 já tinha ocorrência de jogos com sete e com dois pagantes. No último sábado teve Iranduba 2 x 0 Holanda (rebaixamento do Holanda) sem um único pagante. Em 51 jogos, o público do campeonato estadual do Amazonas totaliza 33.021 pagantes, 74,5% da capacidade de público da Arena da Amazônia, que tem 44.310 lugares.


Fonte: O Liberal