Mapeamento vai identificar projetos sociais de arte no país

 Projetos ligados a orquestra, patrimônio e acessibilidade também poderão fazer o cadastro on-line na ação realizada pela Funarte e UFRJ.

Walda Marques- Divulgação

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), por meio do programa Arte de Toda Gente, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) vai fazer um levantamento dos projetos sociais ligados a orquestras, artes, patrimônio e acessibilidade em todo o país. A iniciativa terá uma live de lançamento na próxima terça-feira, 13, às 17 horas, com transmissão pelo canal do programa no Youtube.

O objetivo do mapeamento é atualizar o cadastro existente de projetos sociais e ampliar com iniciativas relacionadas com música, outras artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade. O trabalho servirá de base novas ações dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos), Bossa Criativa e Um Novo Olhar, que integram o Arte de Toda Gente, sob a curadoria da Escola de Música da UFRJ.

O novo levantamento quer identificar a localização, linhas artísticas, número de alunos, ferramentas e outros dados de cada projeto. Para isso, serão disponibilizados o cadastro existente e um questionário no site www.artedetodagente.com.br, a partir do próximo dia 13, para consulta e novas inclusões, dentro do prazo de 30 dias. Na fase seguinte, no semestre que vem, órgãos municipais e estaduais de educação e de cultura serão contatados para complementar o levantamento.

O Mapeamento de Projetos Sociais será lançado durante uma live  com a participação do professor e coordenador do Sinos, André Cardoso, que fará a mediação do bate-papo; da violinista e professora do Sinos, Carla Rincón; da professora e servidora técnica em assuntos culturais da Funarte, Maya Suemi Lemos; do maestro da Fundação Francisca Fernandes Claudino (RN), Leandro Oliveira; do maestro, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador do Arte de Toda Gente, Marcelo Jardim; e do diretor-editor da Revista Concerto, Nelson Rubens Kunze.

Programa – O Arte de Toda Gente tem no projeto Bossa Criativa, um de seus tripés de atuação. Essa iniciativa disponibiliza uma série apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa, no site www.bossacriativa.art.br.

Já o Sistema Nacional de Orquestras Sociais  promove cursos, oficinas, concertos, festivais e publicação de partituras na plataforma www.sinos.art.br. Esse conteúdo é voltado à capacitação de regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais e também a apoiar projetos sociais de música que contribuem para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

A terceira iniciativa é Um Novo Olhar, que promove a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. O projeto também inclui apresentações on-line de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade, lives, encontros e seminários virtuais, entre outras publicações disponíveis no site www.umnovoolhar.art.br.




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário