Saiba quais museus oferecem com tour virtual neste período de pandemia

 É possível conhecer um pouco do acervo de instituições de várias partes do Brasil sem sair de casa

Reprodução

O período de isolamento e distanciamento social como medidas preventivas à covid-19 completou um ano. Os eventos culturais presenciais foram os mais atingidos pela pandemia. Os museus em todo o mundo precisaram ser fechados. Entretanto, também como tudo no mundo, os espaços se readequaram ao novo normal. Conheça oito grandes museus brasileiros que podem ser visitados online. Dentro de casa todos podem conhecer espaços em outras cidades do Brasil.

Pinacoteca de São Paulo é muito popular entre os turistas da cidade. Agora o espaço oferece visita online gratuita, cuja visualização, feita a partir do movimento do mouse, é bastante ampla. De maneira bastante interativa o internauta pode andar pelos corredores do lugar. Outro ponto de destaque é o fato de apresentar áudios que trazem reflexões sobre as obras. 

Fundado por Assis Chateaubriand, o Museu de Arte de São Paulo (MASP) traz a arte na moda, a arte moderna e contemporânea. Localizado na avenida Paulista, coração de São Paulo, está aberto aos visitantes online. Diferentemente da Pinacoteca, as obras são apresentadas em imagens - que podem ser esmiuçadas pelo zoom - juntamente com textos explicativos, bem como históricos tudo no site do Masp.

Outro acervo importante para a história brasileira são as mais de seis mil peças do Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo, com as mais diversas obras de arte, como pinturas, esculturas e fotografias, e documentos. Os artefatos datam do século 18 até os dias de hoje, abordando os mais variados aspectos da cultura africana e afro-brasileira. O passeio virtual pode ser feito pelo Google.

Um dos mais famosos museus a céu aberto do mundo é Inhotim, em Minas Gerais. O espaço é mais uma agradável opção para visitar online e matar um pouquinho da vontade de viajar, assim como estar rodeado de beleza e história. O tour virtual é bom também para quem está com vontade de voltar a se conectar com a natureza, mesmo que seja por meio da tela. Inhotim combina o paisagismo de um amplo e vivo jardim botânico ao potencial reflexivo de artes contemporâneas.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro é conhecido pela interatividade. O museu tem o propósito de fazer o visitante refletir sobre o nosso compromisso com o amanhã relacionados ao meio ambiente e ao social. Como não poderia deixar de ser inovador, o museu também tem um tour virtual que pode ser feita pelo site.

Para quem é amante do audiovisual nacional o Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo, é uma visita obrigatória para conhecer um pouco mais da trajetória da produção cinematográfica na cidade de São Paulo nas décadas de 70 e 80; o retrato da profissão dos fotógrafos de rua, mais conhecidos como lambe-lambe; os registros de deslocamentos presentes em profissões itinerantes e muito mais. A exposição pode ser feita pelo site.

Do Paraná, o Museu Oscar Niemeyer traz aproximadamente sete mil obras. O MON, como foi apelidado, tem desde a sua estrutura criada por um grande nome: ninguém menos do que o arquiteto Oscar Niemeyer. São formas e cores que se misturam, fazendo com o lugar seja referência nos campos das artes visuais, design e arquitetura.
Uma amostra do que é o MON pode ser vista no passeio virtual.

Para finalizar, a paixão nacional. O Museu do Futebol, em São Paulo, é outro conhecido museu nacional que permite apreciar exposições virtuais. Nele podem ser vistas exposições sobre o futebol feminino, a evolução do futebol nas pontas dos pés, sobre o estúdio Pacaembu monumento do futebol brasileiro e outras 14 exposições no Google.




Edição: Alek Brandão
Fonte: O Liberal (texto e imagem).

Nenhum comentário