Coluna "Leitura Dinâmica" - Por Conceição Maciel

 




Leitura Dinâmica

 

Com Evandro Ferreira

 

O bullying é um assunto que sempre deveria estar em destaque, principalmente nas escolas, que é um ambiente onde ele quase sempre acontece, claro que ele também pode acontecer em qualquer outro meio social, porém a escola é o local onde mais acontece esse tipo de crime.

É na escola que há o encontro de diferentes linguagens, pensamentos e culturas, é lá que os jovens passam parte da sua vida, interagem com pessoas da sua idade e trocam ideias, experiências e descobrem as diferenças de pensamentos e culturas que, muitas vezes não se mesclam e causam grandes transtornos.

 

Na obra "Bullyng, estou fora!" do professor e escritor Evandro Ferreira, Josefina sofre na pele esse crime, além da intimidação, da perseguição e da violência física e psicológica, o bullying pode levar às consequências mais graves, por isso os profissionais da educação, assim como os familiares, devem ficar atentos para evitar que o bullying se torne protagonista e destrua a vida tanto de quem sofre quanto de quem pratica esse crime.

 

Conscientizar os agressores, auxiliar as vítimas, interagir com a familia e a comunidade sao fatores essenciais para coibir esse tipo de crime. Como diz o professor Evandro Ferreira em sua nota no livro: "Espero muito ouvir dos que leram a história de Josefina, um grito de liberdade, seja em eventos escolares, sociais ou mesmo no ambiente familiar: BULLYNG, ESTOU FORA!"


Taí uma boa dica de leitura para todas as idades. Parabéns professor Evandro.

*Esta obra chegou em minhas mãos em dezembro de 2019 quando o escritor fez uma visita à Capanema nos honrando com sua presença. Somos gratos.

 

IMPORTANTE: para adquirir o seu exemplar, entre em contato com o autor.

 

Texto: Conceição Maciel

LEITURA DINÂMICA

Apoio: Página Trechos, Blog do PV e Jornal de Capanema






Nenhum comentário