Balé Folclórico da Amazônia fará turnê na Europa

 Com apresentações que retratam a cultura amazônica, o grupo ficará um mês fora do Brasil



No próximo dia 30 de julho, o grupo Balé Folclórico da Amazônia embarca para uma turnê na Europa. Será mais de um mês em viagem onde dezenas de shows serão realizados até o fim de agosto.

Serão 23 shows na França e cinco na Espanha. A comuna francesa, Amélie-les-Bains-Palalda, será o primeiro lugar a receber a apresentação do Balé Folclórico da Amazônia. Durante sete dias consecutivos vão ocorrer shows, depois vão ser cinco apresentações em Saint Girons e mais quatro em Montréjeau.

“Esperamos que seja de grande sucesso as nossas apresentações, usando como exemplo as outras já fizemos, para isto estamos nos preparando ao longo destes dois últimos anos”, falou Eduardo Vieira. Ele é presidente, diretor artístico e cantor do grupo.

Na sequência, o Balé Folclórico da Amazônia fará cinco apresentações em Alcalá de la Selva, na Espanha, e finalizando a turnê, o grupo fará mais sete shows na França, na comuna de Haguenau.

“O espetáculo é chamado ‘Dançares amazônicos’, que são releituras de danças tradicionais e composições coreográficas inspiradas em temas amazônicos”, antecipou Eduardo Vieira. 

Além disso, será apresentado ainda o espetáculo "Carnaval no Brasil", que levará aos palcos danças realizadas no período carnavalesco no Brasil.

Fundado em setembro de 1990, o BFAM, de balé dos pés descalços, leva aos seus espetáculos as manifestações da cultura popular da Amazônia brasileira. Com releituras de danças tradicionais e composições coreográficas, o grupo retrata o universo exótico e misterioso da Amazônia.

Rituais, lendas, mitos, manifestações do sagrado e do profano, o homem amazônida e sua relação com os fenômenos da natureza, são mostrados através das danças nas diversas apresentações do Balé Folclórico da Amazônia.

Com mistura dos ritmos e das coreografias, o grupo se expressa ainda através das vestimentas, com o uso de figurinos e adereços que retratam a riqueza das cores existentes na Amazônia.

O BFAM tem uma longa carreira no Brasil e exterior, o grupo já realizou 11 turnês, na Europa e Américas. Em 2005, conquistou para o Brasil a medalha de bronze na mostra competitiva de Dijon-Fr. Quatro anos depois, o BFAM foi indicado ao prêmio Lunas del Auditório Nacional-México, na categoria de melhor espetáculo internacional de folclore e tradição, prêmio de Figurino original de folclore Ciudad-Equador.

 Fonte: O Liberal

Texto: Bruna Dias
Imagem: Victor Peixe


Nenhum comentário