Orquestra Jovem Vale Música apresenta obras de Tchaikovsky e Schubert em concerto aberto ao público

 Desenvolvido na capital paraense desde 2004, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura




Os amantes de música clássica irão poder se deliciar mais uma vez com a Orquestra Vale Música (OJVM), composta por jovens talentos do Vale Música Belém. Dessa vez, a apresentação da orquestra recebe o violinista brasileiro radicado nos Estados Unidos, Carmelo de Los Santos, como solista na apresentação do Concerto para Violino e orquestra de Tchaikovsky. A apresentação será 20h, na Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM). Desenvolvido na capital paraense desde 2004, o projeto conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Segundo a coordenadora do projeto, Marília Caputo, “os jovens que participam desse projeto, na maioria das vezes, estão com a gente desde os sete anos de idade. Elas não teriam as experiências que ela tem dentro do projeto com a música, de estar no palco, sem esse caminho de incentivo. Além dessa oportunidade, nós também temos a chance de convidar artistas renomados para se apresentar junto com nossos alunos. Eles vem também dar aulas então é um intercambio maravilhoso. Nosso público pode esperar uma apresentação emocionante. Assim como os idiomas trazem traços de uma cultura, a música faz a mesma coisa, mas de uma maneira mais intensa através do nosso emocional, por isso é tão importante esse contato com a arte”, concluiu.

Vale lembrar que a OJVM também apresentará a Sinfonia número oito de Schubert, conhecida como "A Inacabada", uma vez que o músico austríaco nunca finalizou a composição. O jovem maestro Renan Cardoso é o regente do concerto.

Carmelo de Los Santos atua como solista, concertista, camerista e pedagogo. Ganhou projeção nacional aos 16 anos quando foi o mais jovem vencedor do mais importante concurso musical brasileiro, o “VII Prêmio Eldorado de Música”, em São Paulo. Desde então, Carmelo vem se apresentando como solista convidado de mais de 40 orquestras, incluindo a New World Symphony, Santa Fe Pro-Musica, as sinfônicas de Southern Mississippi, Santa Fe, e New México, a Filarmônica de Montevidéu, Orquestra Musica d’Oltreoceano (Roma), e as principais sinfônicas brasileiras como a Brasileira, do Estado de São Paulo e Petrobrás Pró-Música. O músico é atualmente professor titular na Universidade do Novo México, em Albuquerque, EUA, onde vive.

O projeto Vale Música Belém é desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música (FAM), com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. Desde 2004, a iniciativa transforma a vida de alunos do ensino público, formando músicos profissionais que atuam no Brasil e no Exterior.

 

Agende-se

Concerto da Orquestra Jovem Vale Música com o violinista Carmelo de Los Santos

Data: 27/07

Hora: 20h

Local: Sala Augusto Meira Filho, na sede da Fundação Amazônica de Música (FAM), que fica na Av. Governador Magalhães Barata, N 1022 (entre Tv. 14 de abril e Tv. Castelo Branco)

Fonte: O Liberal

Texto: Thainá Dias

Imagem: Divulgação/O liberal 


Nenhum comentário