Criatividade, proteção ambiental e poesia na Avenida




Nesta quarta- feira (21/09/22) a ACLA, com a parceria de algumas entidades públicas do município de Capanema, promoveu o evento "Acla em ação" com o tema "Poesia em Árvores", em alusão ao Dia Nacional da Árvore. Promover eventos que visem o desenvolvimento educacional e cultural de determinada sociedade, é um dos compromissos da Academia Capanemense de Letras e Artes-ACLA, sendo assim, após uma reunião administrativa aberta ao público e que ocorreu no auditório do núcleo da Universidade Federal do Pará (UFPA), foram direcionamentas as ações deste projeto que de início, era pequeno, mas que se tornou grandioso.

A Biblioteca De Capanema através do Bibliotecário Vítor Delgado, cedeu ao projeto, livros que foram doados e/ou trocados durante o evento que ocorreu em frente à UFPA (Barão de Capanema). As poesias dos poetas da ACLA, assim como de outros escritores, ornamentaram as lindas mangueiras da avenida, todas receberam ornamentos florais confeccionados pela Companhia Lúdico Arte, representada por Zezinho Aguiar e mais dois componentes do grupo, que também agraciou o evento com uma linda apresentação teatral adaptada da canção "O Cravo e a Rosa" que deu uma conotação lúdica em pleno calçadão da Barão de Capanema arrancando aplausos, risos e reflexões; a Companhia também levou para o evento a antológica figura do protetor da floresta, o Curupira.



Por levar para a comunidade, em via pública, um projeto que se tornou arrojado, a ACLA recebeu o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) através do Secretário de Cultura Gildo Sampaio Pinheiro, que fez a doação de água para os visitantes. Para que o evento fizesse jus ao tema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) doou mudas de plantas frutíferas como "açaí, cacau e cupuaçu" compondo um cenário cheio de natural beleza.
Diretamente de São Miguel do Guamá, a professora e escritora Lindalva Fernandes nos deu a honra de participar do nosso evento e trouxe várias obras autorais que foram entregues ao público presente. A professora é autora do projeto "Recicleia, adote esta ideia" que prima pela conscientização e preservação do meio ambiente.
A Universidade Federal do Pará (UFPA) em nome da coordenadora, a professora Rosa Helena Sousa Oliveira Oliveira, apoiou o evento da Academia, visto ser uma grande oportunidade de conscientização e preservação da natureza e, com a participação de alunos do Cursinho pré-vestibular que utilizam as salas desta importante entidade educacional, o movimento promovido pela ACLA se tornou maior.
De fato, as mãos se uniram, as ideias foram compartilhadas, as emoções foram vividas e quem passou pela Barão de Capanema teve o privilégio de vivenciar mais um trabalho da ACLA feito com amor e dedicação.
Esteveram presentes também no evento, o signatário do site WG Informativo e amigo da ACLA, Wezlen Costa Gonçalves que auxiliou na apresentação e nos registros, assim como Denise Mello, Fernando Pires e outros.
Autores como: Janice Lobo, Danielle Teles, Vitor Mesquita, Lucinha Amaral, Adão Almeida Dos Santos , Edilson Filho, Lúcia Betania Bezerra Silva e Eleci Dias da Silva, também contribuíram com o projeto e estiveram presentes de forma física e/ou poética. Registrou-se a nobre presença da gestora da 14° URE Eliete Silva prestigiando o evento.



Os Acadêmicos Paulo Vasconcellos (Presidente), Rosilda Dax, Conceição Maciel, Elza Melo e Samuel Alencar, participaram diretamente do movimento reforçando de forma altruísta e ativa o importante evento. A ACLA agradece a todos os envolvidos e espera contar com a parceria em futuros projetos.
Assim, o Dia da Árvore foi comemorado com poesia, distribuição de livros, mudas de plantas, teatro, conscientização e cultura.
Agir de forma compromissada é um dos lemas da ACLA. Gratidão.
Parceiros: UFPA, BIBLIOTECA MUNICIPAL, SECULT, SEMMA e Grupo Os Timbiras.
Apoio: Página Trechos, Blog do PV, Cia. Lúdico Arte e WG Informativo.



FONTE: Grupo da ACLA no Facebook
TEXTO: Conceição Maciel
FOTOS: Divulgação/ACLA



Nenhum comentário