Em Santarém, espetáculo circense encerra o 1° Festival Solos do Pará

 Na programação de encerramento serão realizadas duas oficinas de teatro na Ufopa campus Rondon



A apresentação do espetáculo de “Um Homem Só", da Cia de Circo Nós Tantos, de Belém, marcará o encerramento do 1º Festival Solos do Pará, hoje (6), às 20h, no auditório Maestro Wilson Fonseca, na UFOPA campus Rondon, em Santarém, oeste do Pará. A programação do evento começou no dia 1º de setembro e é organizada pela Associação Artístico Cultural Olho D’água (AACOD), com sede em no município. A entrada é gratuita e a classificação do público é livre; os espetáculos apresentados também serão exibidos por meio do canal no YouTube do  Olho D’água.

“Eu me sinto honrado em encerrar esse festival maravilhoso, que só engrandeceu o teatro para o público santareno. O meu espetáculo é para idade de zero há 120 anos. Nele eu busco levar muita diversão e arte. Todos estão convidados”, falou o ator do espetáculo, e doutorando em Artes, Yure Lee.

O evento realizou nos dias da programação oficinas de teatro, sempre com o tema do espetáculo do dia anterior, além de palestras sobre gestão de cultura e criação de projetos culturais. Hoje, terá a atividade formativa intitulada “Dramaturgia e direção cênica para espetáculo de circo”, da Cia de Circo Nós Tantos (Belém), que ocorrerá às 14h. E em seguida, às 17h, terá a oficina do grupo Kauré (STM) – “Aula-espetáculo: Um em vários, vários em um e o mesmo sempre”. Os interessados podem ir até a Ufopa campus Rondon ou se inscrever pelo site teatroolhodagua.com.br/solosdopara/.

“A entrada é gratuita para todas as apresentações dos solos e ainda para as oficinas. Nosso principal objetivo é aproximar a população santarena do teatro com um formato único, que são os solos. A peça teatral de hoje tem classificação livre, a criançada esta convidada para conhecer a Cia Nós Tantos de Belém”, enfatizou.

Sobre o Festival

O “Festival Solos do Pará” foi contemplado com o Prêmio Preamar de Cultura e Arte em 2022. O evento tem a parceria institucional da PROCCE e da Diretoria de Cultura da UFOPA – Universidade Federal do Pará, ao ceder o espaço para apresentações e oficinas.

Para que o "FestSolos" pudesse acontecer houve a seleção de seis espetáculos em formato de monólogo. Os seis escolhidos tinham que fazer a apresentação do espetáculo e ainda durante o dia proporcionar para a comunidade um encontro teatral, entre eles, oficina, bate-papo, workshop, aula espetáculo, falando da construção cênica da peça de cada um. No primeiro dia houve uma palestra com Danilo Bracchi, da Fundação Cultural do Pará (FCP), com o tema Gestão Cultural na Amazônia. Além de duas oficinas de elaboração de projetos culturais com foco na Lei Semear, realizada pelo Olho D`água. Veja todos os detalhes da programação no site teatroolhodagua.com.br/solosdopara/.


Os grupos selecionados foram: Cia Sorteio de Contos, Nanan Falcão, Cia de Circo Nós Tantos, ambos de Belém; Cia Casa Circo, de Macapá, o Grupo Olho D’água e o Grupo de Teatro Kauré, de Santarém.

“O público que não conseguiu ir até o auditório assistir presencialmente, nós disponibilizamos a apresentação ao vivo no canal no youtube do  Olho D’água. Todas as apresentações teve e terá tradução simultânea em LIBRAS”, finalizou o coordenador do evento, Elder Aguiar.  


Fonte: O Liberal 

Texto: Ândria Almeida 

Imagem: Divulgação do evento

Nenhum comentário