Novo Visagens e Assombrações de Belém será lançado este ano

 

O segundo volume do livro de Walcyr Monteiro terá histórias inéditas


Imagem ilustrativa da notícia Novo Visagens e Assombrações de Belém será lançado este anocameraÁtila Monteiro cuida da atualização da obra | Sidney Oliveira/Divulgação

Osegundo volume do livro “Visagens e Assombrações de Belém”, de Walcyr Monteiro, que está em fase de produção pela editora que leva o nome do escritor, terá histórias inéditas e também algumas já publicadas em outros livros, reeditadas por ele antes de falecer. Os fantasmas vão passear por pontos conhecidos da capital paraense, como o Palacete Bolonha, o cais do Porto, o Instituto Estadual Carlos Gomes, a Igreja das Mercês e o edifício Manoel Pinto da Silva, entre outros, e terão temas diversos, incluindo o Carnaval.

Este é o caso de “A Fantasia de Espanhola”, publicada originalmente no livro “Amazônia, Histórias e Lendas”, uma edição bilingue, em português e alemão, com a tradução do professor Gunter Karl Pressler e ilustrações de Ruma, e que terá nova edição e ilustrações em “Visagens e Assombrações de Belém - Volume II”.

A lenda conta a história de José e Ângela, que se apaixonam à primeira vista durante um baile de Carnaval em uma casa de shows na Travessa Padre Eutíquio, no bairro da Condor. Eles marcam um novo encontro no mesmo local no ano seguinte, após separação e trocas de cartas de amor. Esse reencontro, no entanto, tem o seu desfecho alterado por um acidente de trânsito e a história contada por Walter de Souza Moreira na década de 1970, acabou virando lenda.

Átila Monteiro, filho do escritor e curador da obra de Walcyr Monteiro, analisa que mesmo tendo se passado há muitos anos, o caso poderia ser ambientado na Belém de hoje, trocando-se apenas a carta pelas redes sociais, e que o objetivo da nova edição do livro mais famoso do Pará é justamente manter essas histórias vivas no imaginário popular e apresentar este universo fantástico às novas gerações.

“No dia 27 de janeiro, papai teria completado 83 anos de existência se estivesse vivo. Quis o destino que ele nos deixasse em 2019, mas, como teve uma vida fértil, muitas sementes ficaram plantadas por aqui, que ainda estão germinando e se multiplicando. Essas sementes estão representadas em todos os maravilhosos livros que publicou, nas pessoas que inspirou e nos discípulos que deixou por aqui, entre os quais, me incluo”, afirma.

“Eu assumi o compromisso de continuar publicando suas obras, editando e finalizando as que não foram publicadas por ele, mas que ficaram em fase de edição bem adiantadas, e ampliar, através das redes sociais, o legado de falar, contar, escrever e multiplicar as histórias de visagens, assombrações e encantamentos da Amazônia, para que isto esteja sempre presente na vida do belenense, do paraense, do amazônida, para que nunca se perca”, completa.

ATUALIZAÇÃO

Além das novas histórias, o livro contará também com uma atualização comparativa entre a Belém da época em que os casos relatados se passam e a cidade de hoje, para que o leitor possa identificar as diferenças entre o momento narrado nos textos e a atualidade, inclusive com registros fotográficos.

A publicação terá, ainda, um capítulo especial sobre os cemitérios que estão presentes em várias das histórias contadas nos livros. Átila lembra que foi difícil selecionar o que entraria na nova edição, porque são muitos os relatos colhidos pelo escritor. “É uma característica da nossa cidade e da nossa região ser ‘visagenta’. Veja que não tem um bairro de Belém, uma cidade da nossa região em que você não encontre alguém te contando um ‘caso’ ou uma famosa história de algo sobrenatural que aconteceu com um amigo ou com um parente próximo”, lembra.

Átila também decidiu chamar na maioria talentos femininos da ilustração para participar do “Volume II”, mantendo uma característica de Walcyr Monteiro, que era valorizar os talentos da região, sendo que todos serão artistas que nunca ilustraram um livro do escritor. “Já temos pelo menos três nomes selecionados dos cinco que serão chamados e estamos em fase de negociação. Nosso maior desafio na produção deste novo livro será justamente conseguir um financiamento que permita fazer uma edição bem acabada e uma tiragem que atenda a procura pelo livro durante a Feira Pan-Amazônica, que é quando pretendemos lançar a publicação. Mas tenho certeza que lá de cima Walcyr estará nos ajudando e vamos conseguir”, finaliza Átila.

Átila está revisando a obra do pai, Walcyr Monteiro, para um segundo volume deste clássico da literatura paraense.


Fonte: DOL - Da Redação 

Nenhum comentário