“Ser poeta é…”

 

Março reserva duas datas em comemoração à poesia. O dia 14 é o Dia Nacional da Poesia e o dia 21 é o dia Mundial da Poesia. Para homenagear a literatura feita em versos, perguntamos a alguns autores da Pragmatha o que significa, para eles, ser poeta. Confira:

Cleia Drose: “Para mim, ser poeta é aceitar viver entre dois universos, ultrapassar um portal e sentir intensamente as coisas mais banais.”

Edmilton Torres: “Ser poeta é ser esteta das palavras, no arranjo mítico entre as emoções e a fantasia.”

Leonardo Andrade: “Ser poeta é vislumbrar um mundo que mais ninguém vê, tornar-se um canal de voz para o que o universo sussurra, traduzir a linguagem mágica do amor. Ser poeta é beber na fonte primordial, dançar com as palavras e revelar segredos nas entrelinhas. Ser poeta é uma missão sagrada, é plantar as sementes que o mundo precisa (na hora certa) colher. Ser poeta é ter a certeza de que alguém, em algum lugar, está esperando seus versos e seu destino é lançá-los ao vento. Ser poeta é se despir da vaidade pessoal e compartilhar com o mundo toda essência da sua alma.”

Ronaldo Campello: “A poesia, a criação poética é algo singular que atravessa de certo modo o sujeito e cria espaços outros que nos fazem sentir, pensar e olhar o que nos cerca com outros olhares. Ser poeta é ser singular.”

Márnei Consul: “Para mim, ser poeta é usar o gênero literário que permite maior expressão de sentimentos por parte do autor. É ser livre. É expressar-se sem ser compreendido por outrem às vezes. Porém, no fundo, se o leitor é atento, consegue captar a mensagem.”

Carlos Pereira: “O poeta é um eterno inquieto que habilmente transita entre o imaginário e o real e tem na palavra o instrumento para dar voz a sua inspiração”.

Clesis Crochemore: “O poeta escreve simples, quase pueril, podendo prescindir da academia, mas jamais do seu coração.”

Decio Mallmith: “Ser poeta é transformar as dores em cores; é verter o lado bom da vida em versos. Ser Poeta é, também, ser um Alquimista e transmutar a vida em palavras!”

Paulo Vasconcellos: “Andar lado a lado com a literatura faz de mim, poeta, um ser enlevado que inspira poesia e transpira versos. Considero-me, particularmente, um mensageiro da poesia e dela sou fiel companheiro. Abraço a poesia e sou abraçado por ela!”

Elza Melo:

“Ir além das fantasias e alegrias

Transbordar sentimentos em páginas vazias

Ver no amor o equilíbrio do existir

Mostrar ao mundo o encanto que não se vê

Só pra imortalizar o doce cenário da vida.”

Giovana Schneider: “Costumo falar que poeta viaja escrevendo, e escreve viajando. Poesia é uma forma de se expressar, e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Ela, a poesia, está em todos os lugares e momentos. Então, ser um poeta é enxergar o que está nas entrelinhas. Acredito que não se pode ensinar a alguém a ser tornar um poeta, pode sim, ensinar um poeta a se moldar na escrita. Ser poeta é saber enaltecer uma pedra, e torná-la ‘a pedra’, como no caso do amigo do poeta Olavo Bilac, que queria vender uma propriedade que lhe dava muito trabalho, despesa e tal, assim pediu ao amigo para escrever o anúncio, e ele escreveu tão maravilhosamente que o amigo não vendeu, e falou: ‘Quando li o anúncio que você escreveu, percebi a maravilha que eu possuía’. É isso aí.”

Samuel Alencar: “Ser poeta, para mim, é traduzir através de palavras os sentimentos  e emoções que sentimos. É ser um observador do seu cotidiano e de tudo que lhe cerca, é estar engajado com o seu meio, e, em ocasiões propícias revelar através de verbos, em versos ou em prosas, tudo que você captou ou sentiu conforme a sua sensibilidade.”

Luiz Lira:

“O Poeta sonha; e sonha tanto…

Vive seus sonhos, risos, fantasias,

Desperta-se feliz ou triste em pranto.

Assim geram-se suas poesias.



Fonte: Pragmatha Editora 

Nenhum comentário