Belém sediará a 1ª Bienal das Amazônias e 3ª Convenção das Themônias

 A Pan-Amazônia, território que abrange a Amazônia brasileira, oito países e mais a Guiana Francesa vai ter a sua própria Bienal de Artes

Reprodução / Wan Aleixo
fonte

Belém sediará a 1ª Bienal das Amazônias e celebra a Pan-Amazônia, território que abrange a Amazônia brasileira, oito países e mais a Guiana Francesa. O lançamento acontece hoje, 29, no Museu da Universidade Federal do Pará, apenas para convidados. Estará aberto para visitação amanhã, 30, ao público. De terça a quinta a exposição funciona de de 9h às 18h e às sextas de 12h às 21h, e terá a maior escultura feita de lixo, além de outras instalações. No contexto da Bienal também ocorre a 3ª Convenção das Themônias, que acontece de 30 de junho a 11 de agosto e discute sobre os corpos LGBTQIAPN+ e a arte produzida pelas Themônias, movimento sócio-politico-cultural.


A proposta da Bienal das Amazônias é subverter a lógica que reduz a região e valorizar e debater o espaço e a arte feita por indígenas, negros, caboclos e outros corpos invisibilizados. Rita Soares, jornalista que integra a comunicação do evento, destaca que a Bienal é protagonizada por mulheres. "Estando à frente a produtora cultural paraense Lívia Condurú, junto com as curadoras Sandra Benites, Keyna Eleison,Vânia Leal e Flavya Mutran", iniciou.

"Segundo a Lívia, a Bienal foi pensada para se tornar uma nova instituição de arte que nasce no Sul Global (América Latina), gerando protagonismo às Amazônias, retomando o seu poder narrativo, em muito tomado por terceiros. Isso gera o deslocamento do debate sobre as artes, seu status quo e poderes de transformação econômica e social, que, historicamente, tem partido dos eixos dominantes do mercado das artes", completou.

De 5 de julho a 11 de agosto, a convenção das Themônias seguirá com extensa programação. Nos dias 5, 6 e 7 de julho, as atividades terão como tema a sustentabilidade. Nos dias 12 e 13, o tema será Periferias, com oficinas sobre “Vivências circenses” (para público infantil) e Stilleto. Já nos dias 19 e 20 de julho, o tema será sobre Etnicidades, com oficinas sobre tranças (para público infantil) e expressão corporal. Nos dias 26 e 27, o tema será Transgeneridades, com oficinas de customização e Corpo Themônia. Em agosto, os dias 2 e 3 serão dedicados ao tema Mulheridades, com oficina sobre produção. 9 e 10 de agosto, a temática será o Movimento Themônias, com oficinas sobre Cabeças e costura criativa.


Fonte: O Liberal 

Texto: Emanuele Corrêa

Nenhum comentário