Dave Maclean, cantor paulistano de baladas em inglês da década de 1970, morre em São Paulo aos 79 anos

  OBITUÁRIO – No fim de 1973, uma balada romântica cantada em inglês, Me and you, ganhou o coração dos telespectadores que acompanhavam a novela Os ossos do barão (1973 / 1974) na TV Globo. O intérprete da canção atendia pelo nome de Dave Maclean.


Foto: Acervo pessoal Dave Maclean


Só que, na realidade, o cantor de Me and you era brasileiro e tinha nascido em 29 de setembro de 1943 na cidade de São Paulo (SP) com o nome de José Carlos Gonzales, sendo descendente de espanhóis.

É que, naquele ano de 1973, começava tendência no mercado fonográfico nacional de apresentar cantores brasileiros com nomes estrangeiros na interpretação de canções sentimentais escritas em inglês. O goiano José Pereira da Silva Neto virara Chrystian. E o então ainda desconhecido Fábio Jr. iria ficar conhecido como Mark Davis em 1974.

Nessa onda, José Carlos Gonzales – mortono sábado, 17 de junho de 2023, aos 79 anos, vítima de complicações decorrentes de câncer no intestino – passou a ser Dave Maclaean, mesmo já tendo uma história na música brasileira antes desse período de fama, tendo integrado os grupos The Snakes e Os Botões, este posteriormente rebatizado como The Buttons.

O artista também seguiu na carreira musical após a fase de sucesso como cantor de baladas açucaradas em inglês, tendo fundado em 1980 o grupo Dollar Company – mais tarde rebatizado como Trio Bala de Prata – para tocar música country. A paixão pelo gênero o levou ainda a criação da banda Montana Country em 1996.



Contudo, nem antes nem depois, MacLean conseguiu tanto êxito comercial como na década de 1970. Na sequência de Me and you, o cantor emplacou a balada We said goodbye (Joe), lançada em 1974 em single de sucesso que extrapolou as fronteiras do Brasil, indo parar nas paradas de vários países da América Latina, sobretudo do México. Em 1975, Maclean gravou Tears, canção lacrimosa que Chrystian lançara no ano passado.

Como compositor, o artista forneceu músicas para o cantor sertanejo Sérgio Reis (Palavras de amor, em parceria de 1984 com o irmão Munhoz), para a dupla infanto-juvenil Sandy & Junior (Pra dançar com você Ser criança, ambas em parceria com Feio e lançadas em 1994) e para a dupla sertaneja Gian & Giovani (Mil corações, em 1998).



Fonte: g1.com

Nenhum comentário