Gaby Amarantos e Felipe Cordeiro levam o Pará ao Festival de Cinema de Vitória, no Espírito Santo

 Gaby Amarantos, Felipe Cordeiro e a DJ e Drag Queen Jambu tocaram no Festival de Cinema de Vitória

Melina Furlan / Acervo Galpão / Divulgação Festival de Cinema de Vitória
fonte

música paraense esteve presente no 30º Festival de Cinema de Vitória, que ocorreu do dia 14 ao dia 18 de junho, na capital do Espírito Santo. No espaço Tenda Lab, a cantora paraense Gaby AmarantosFelipe Cordeiro e a DJ e Drag Queen Jambu animaram a plateia. A relação entre cinema e música é umbilical para os artistas paraenses. Em cobertura especial, o colunista Ismaelino Pinto conversou sobre essa relação entre a música e o cinema.


A cantora Gaby Amarantos, que também atua como atriz, ficou muito feliz com a oportunidade de tocar no Festival de Cinema. “Eu me sinto completa podendo ser a cantora que atua, ou a atriz que canta. E agora com nosso show novo tour “Puraquê” trazendo a nossa música do Pará, da Amazônia, tocando também grandes sucessos para a galera poder dançar. É uma delícia estar aqui no festival”, destacou.

A atuação no cinema já está no radar de Gaby que avalia alguns convites para filmes. “Estou com uns convites, estou avaliando, porque assim o que mais amo fazer é... As duas coisas. Mas conciliando com minha agenda de shows. A gente está conversando aí, e em breve vão ter novidades”, complementou.

O cantor e compositor Felipe Cordeiro já realizou alguns projetos no cinema, na área da música. Ele confessou que não perde a oportunidade de trabalhar em filmes. Para ele, é um prazer imenso fazer esse cruzamento.

“Amo cinema, amo música. Então, todas as oportunidades que tive de fazer música para cinema são muito especiais. Esse ano eu tive o lançamento do filme ‘Rio do Desejo’ do Sérgio Machado, sobre a obra do Milton Hatum, e a trilha do Beto Vilares que eu fiz em uma colaboração muito especial. Criei músicas originais, trabalhei nas músicas não originais também e o filme circulou o mundo. E toda vez que isso acontece é uma honra. Já tive a oportunidade de trabalhar no filme Serra Pelada anos atrás do Heitor Dália”, avalia.

Residente no Espírito Santo, outro artista que tem levado a música paraense é a DJ e Drag Queen Jambu. Ela também esteve presente no Festival de Cinema de Vitória e ressaltou a importância do espaço estar aberto a todas as experiências.

“Meu nome é Jambu diretamente de Belém do Pará. Nasci em Belém, cresci em Castanhal e agora moro no Espírito Santo. Ter esse espaço tão importante para mim é muito positivo. É muito bom saber que aqui a gente tem um lugar que aceita essas diferenças tanto quanto uma pessoa que sou drag, quanto uma pessoa que sou de outra cultura, a cultura paraense que trago como uma referência de outro lugar. Uma cultura que muitas vezes as pessoas não consomem, mas isso é tão rico e bate num local tão nostálgico das pessoas que acaba contagiando todo mundo no evento”, relatou.


Neste ano o Festival de Cinema de Vitória homenageou o ator Marcos Palmeira. O ator adiantou que o próximo projeto cinematográfico será gravado em Alter do Chão, em Santarém, com a participação de Dira Paes. O filme será dirigido pelo pai de Marcos Palmeira, o diretor Zelito Vianna. O longa abordará questões ambientais e trará elementos da vida do próprio Zelito.

Em 30 anos, o Festival de Cinema de Vitória recebeu aproximadamente 500 mil espectadores, além de exibir mais de 2 mil filmes, entre curtas e longas-metragens, vindos de todas as regiões do país. O festival é o mais tradicional evento cinematográfico do Espírito Santo e uma vitrine para as novas produções do audiovisual brasileiro, e também um importante veículo de intercâmbio entre profissionais que desenvolvem a cadeia da produção do audiovisual.


Fonte: O Liberal 

Texto: Vito Gemaque

Nenhum comentário