Músico paraense Lucas Imbiriba integra banda de Cat Stevens em turnê na Europa

 A banda de Yusuf/Cat Stevens está em turnê pela Europa para o lançamento do álbum “King of a Land"

Foto Instagram @lucasimbiriba

O violonista paraense Lucas Imbiriba, arranjador e intérprete de releituras de clássicos do rock internacional interpretadas ao violão solo, foi convidado para integrar a banda de um dos ícones do rock mundial, Cat Stevens. Atualmente chamado de Yusuf/Cat Stevens, o cantor e compositor britânico marcou gerações com canções como ‘Wild World ’ e ‘Father and Son’.

A banda de Yusuf/Cat Stevens está em turnê pela Europa para o lançamento do álbum “King of a Land”. Serão cinco shows marcados para este mês. A maior apresentação será no dia 25 de junho, no Glastonbury Festival, que vai ocorrer em Pilton, Somerset, na Inglaterra. O evento é um dos maiores festivais de rock do mundo e contará com a presença de nomes que marcaram gerações, incluindo Guns N’Roses e Elton John. A expectativa é reunir um público de 200 mil pessoas, de todos os continentes.

De acordo com Lucas Imbiriba, o convite de Yusuf/Cat Stevens foi resultado de muito trabalho e aprovação do público, principalmente pelos números atingidos em seu canal de youtube. “O convite veio por meio do filho de Cat Stevens, Yoriyos Adamos. Ele já conhecia o meu canal no youtube, que tem mais de meio milhão de inscritos e quase 46 milhões de visualizações. Lá eu posto todos os meus arranjos musicais, canto, mostro minha versatilidade. Pouco tempo depois, eu já estava na Suécia, sentado ao lado do próprio Yusuf/Cat Stevens, tocando e cantando músicas que inspiraram gerações no mundo todo. Foi um momento muito emocionante. Viajei no tempo ouvindo clássicos da música pop internacional sendo interpretados ao vivo e a cores pelo próprio Yusuf/Cat Stevens”, relata, entusiasmado, o paraense.

Apesar de jovem, a carreira de Lucas já é extensa. Aos 10 anos de idade, começou a tocar violão no Conservatório Carlos Gomes, em Belém. Em seguida, ingressou na Escola Superior de Música da Catalunha, na Espanha. Com talento e dedicação, ele ultrapassou as fronteiras da Amazônia para conquistar a Europa. Estudou em renomadas escolas da Espanha e fez mestrado em música na Hochschule für Musik Nürnberg, na Alemanha.

Ainda na Europa, tocou em respeitadas salas de concertos, como L’Auditori, de Barcelona; Stefaniensaal, de Graz; e a International House of Music, de Moscou. Além de tocar violão e guitarra, o paraense canta e compõe. Como intérprete e compositor, já produziu dois álbuns de canções pop. O primeiro foi “Lucas Cesar Expedition” e o segundo trabalho autoral foi “Change of Plans”. Atualmente, é professor licenciado de Música da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Lucas Imbiriba se considera um artista eclético. “Eu gosto de misturar ritmos e estilos, porque a música transcende nacionalidades, gerações e épocas. A arte toca e transforma corações, almas e vidas. Eu percebi isso produzindo minhas releituras musicais e postando no meu canal no YouTube e no meu Instagram. A internet veio proporcionar um mosaico de todos os estilos musicais. Hoje a gente pode ouvir e consumir músicas das mais variadas etnias e ritmos. Minhas conexões me renderam a realização desse novo projeto”, afirma.

Ao participar de uma turnê internacional com , é inevitável recordar o início da carreira. “Sou um paraense que está tocando com músicos de Uganda, da Alemanha, da França e Ingleses. Estou muito honrado de fazer parte desse momento da banda de Yusuf/Cat Stevens, que está fazendo um resgate do rock dos anos 60 e 70 nessa nova turnê. A música é minha vida e me faz feliz em diversos aspectos, principalmente por tocar com uma lenda viva do rock”, enfatiza Lucas.

A turnê de Yusuf/Cat Stevens começou em Berlim, no último dia 12, e já passou por Hamburgo (15.06). Ainda tem shows em Roma (18.06) e Marbella (21.06). O encerramento está marcado para o dia 25 de junho, no Glastonbury Festival 2023, Pilton, Somerset, Inglaterra.

Serviço

Para conhecer mais o trabalho de Lucas Imbiriba, basta acessar o canal no YouTube: https://www.youtube.com/@lucasimbiriba. A conta possui mais de 500 mil inscritos e quase 46 milhões de visualizações, despontando como um dos maiores canais de música do mundo.


Fonte: O liberal 

Nenhum comentário