Tucumán/Argentina e a passarela onde desfilam excelentes poetas




La Voz de Tus Escritor - Projeto Argentino que destaca poetas do mundo e aqui está, a minha participação no último evento do ano de 2023, conforme o estabelecido na dinâmica. Até 2024, Argentina!

Evento: La Voz de Tus Escritor
Tema: Dinâmica Azul - Escolho Você mil vezes
Autor: Paulo Vasconcellos
Cidade: Capanema-Pará-Amazônia-Brasil
Título: Virtudes assertivas e empáticas


Virtudes assertivas e empáticas



Um dia, uma criança me parou e perguntou o por quê do meu semblante de tristeza. Fiquei meio sem jeito, mas respondi: é impressão sua, pois eu sou uma pessoa bastante alegre.
Diante da minha resposta, a criança, um menino de aproximadamente quatro anos, sorriu e me abraçou, dizendo: "realmente, você é feliz”!
As nossas andanças pela estrada da vida, permitem que encontremos obstáculos, mas também, tem muitas portas de saídas, que se oferecem para que nós cuidemos uns dos outros, praticando o ato de empatia, literalmente.
Ao fazer comparativos, abro o meu coração, estendo as mãos e abraço com fortaleza, aqueles que não me julgam e entendem as minhas tomadas de atitudes.
Considerando a empatia como mola-mestra da convivência humana, jamais vou desperdiçar uma boa companhia, porque isso me respalda a manter os padrões de conveniência, formando um lastro de procedimentos plurais.
As peripécias da vida, nos encorajam para cada escolha, todavia, manter os pés no chão, significa: altruísmo e retidão. O orgulho, muitas vezes, surge como atrapalho, no entanto, se escolhermos uma convivência minuciosamente recheada de desfrute, certamente vamos galgar objetivos quantitativos que nos levem ao ápice da concretude.
Escolhemos convivências que sejam plausíveis aos princípios éticos, para não sofrermos reveses e assim, podermos continuar empunhando a bandeira da perseverança, dotados de amor mútuo,verdadeiro, bem escolhido e que nunca vai desmoronar!
Na minha conversa com o menino, ele revelou que tem um coelho, como seu animal de estimação e perguntou-me qual é o meu. Para enche-lo de entusiasmo, disse que eu também tenho um coelhinho no meu quintal e por isso, poderíamos marcar um momento, para os bichinhos brincarem e nos proporcionarem momentos de alegria e felicidade.
Autor: Paulo Vasconcellos, escritor e poeta, integrante do grupo PCDV

Nenhum comentário